II Fórum das Licenciaturas tem inscrições abertas

24/07/2020

Estão abertas as inscrições para o II Fórum das Licenciaturas, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, totalmente on-line, pelo Canal UFV em Formação, no Youtube. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino e o Fórum Permanente das Licenciaturas da UFV, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, e contará com palestras e mesas-redondas para debater temas relacionados aos desafios da profissão docente.

O evento terá como público-alvo os profissionais da Educação Básica e Superior, podendo ser aproveitado como Módulo II para os professores da rede estadual de ensino, com a emissão de certificado de 10 horas. Para participar, é necessário se inscrever por meio deste formulário.

O principal objetivo do evento é a construção colaborativa de uma proposta de formação de professores (inicial e continuada) a partir do diálogo entre universidade-escola. De acordo com os organizadores, a participação dos professores da escola básica é fundamental para que se possa construir um fórum democrático. A programação completa pode ser conferida abaixo:

4 de agosto

14h - Mesa de Abertura

14h20 - Apresentação do documento Princípios das Licenciaturas da UFV (Professor Thiago Mendonça – UFV/Florestal)

14h30 às 16h – Palestra: A experiência do Complexo de Formação de Professores - CFP/UFRJ (Professora Carmen Teresa Gabriel/CFP-UFRJ)

16h – Mesa-Redonda - Relatos de experiências na educação remota no contexto de Minas Gerais: desafios e aprendizagens.

Mediação: Professora Marcília de Sousa Silva (UFV-Florestal)

5 de agosto

14h às 16h - Diálogos universidade-escola.

Mediação: Professora Thaís Almeida Cardoso Fernandez – UFV/Viçosa

6 de agosto

14h às 16h - Discussão dos princípios formadores a partir das questões do Fórum virtual das Licenciaturas.

Debatedores: Marcília de Sousa Silva, Marli Duffles Donato Moreira e Thiago Mendonça

7 de agosto

14h às 16h – Palestra de Encerramento do evento - Professor: Profissão docente.

Debatedor: Professor António Nóvoa (Universidade de Lisboa)