Institucional

Todos os campi

Administração reúne-se com Comitê Operativo de Emergência para informar e avaliar ações de combate à pandemia

15/07/2020

O reitor Demetrius David da Silva e a vice-reitora Rejane Nascentes reuniram-se, nesta quarta-feira (15), por vídeoconferência, com o Comitê Operativo de Emergência (COE) da UFV. O objetivo da reunião foi relatar e avaliar ações e projetos para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O COE foi criado em março deste ano, justamente para acompanhar, orientar e ajudar na tomada de decisões para o combate à Covid-19.

O reitor informou que tem se reunido constantemente com a equipe de especialistas em saúde dos três campi e monitorado o avanço da pandemia com ajuda dos modelos que traçam cenários de contaminação, desenvolvidos no Departamento de Física. Ele também informou que os seis laboratórios credenciados nos campi Viçosa e Rio Paranaíba já realizaram, aproximadamente, seis mil testes RT-PCR, beneficiando mais de um milhão e 700 mil pessoas em 128 municípios mineiros. “Nosso trabalho tem sido elogiado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Também temos ouvido relatos expressivos de prefeitos e secretários de saúde a respeito da importância, da confiabilidade e da rapidez nos resultados dos testes para gerenciamento da pandemia”, disse Demetrius.

A partir de agora, segundo o reitor, será preciso preparar a Universidade para o retorno gradual das atividades. “Quero deixar claro que não estamos falando em retomar as atividades presenciais, mas em planejar os próximos passos para lidar com a pandemia. A situação é muito dinâmica e exige planejamento e serenidade. A organização nos ajuda a gastar com, responsabilidade e eficiência, os poucos recursos que temos para este grande desafio”, afirmou.

Demetrius enfatizou que todo o processo de retomada será feito em etapas e com critérios técnicos. Ele citou o exemplo dos servidores que precisam trabalhar em atividades essenciais. “Já temos uma equipe de especialistas criando protocolos de segurança para uso de laboratórios, equipamentos e materiais, para que todos tenham boas condições de segurança”. O reitor destacou ainda que a grande capacidade de testagem da Universidade, em relação ao tamanho da comunidade universitária, é uma vantagem para a UFV em relação à outras universidades e uma segurança a mais para a população.

Ainda segundo o reitor, a administração irá criar, nos próximos dias, um novo Comitê, denominado Comitê Pós-Pandemia, para acompanhar as demandas e preparar a Universidade para o retorno às atividades, quando for oportuno. “A transição será muito complexa e queremos estar bem preparados”, disse ele. O novo Comitê será formado por representantes dos Centros de Ciências, dos campi de Florestal e Rio Paranaíba, do CAp-Coluni, das Pró-Reitorias e de todas as entidades de classes da UFV (docentes, técnicos e estudantes).

Membros do COE, como o professor Bruno Henriques (DEM), o médico infectologista Alex Simiquelli e representantes dos campi de Florestal, Eduardo Castro, e de Rio Paranaíba, Bruno Barbosa, também relataram as diversas atividades de prevenção e combate ao coronavírus capitaneadas pela UFV.

O reitor anunciou ainda que a Unidade Covid-19, criada na estrutura da Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES), será paulatinamente desmobilizada para que possa retornar com os atendimentos especializados. Bruno Henriques explicou que essa transição já estava planejada, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa. "Existe uma demanda importante em relação aos atendimentos especializados para a população de Viçosa e região de saúde. Os municípios estão organizados para atender aos casos de Covid e o momento é de retomada, com segurança, dos atendimentos da UAES, afirmou o professor.

Por sua vez, a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia Franceschini e a chefe da Divisão de Saúde (DSA), Marisa Dibbern, informaram que a DSA já retornou com os atendimentos eletivos inadiáveis. A Divisão também está em fase de adequação da estrutura física e organização interna para atender pacientes com problemas respiratórios, bem como realizar a coleta de material para testes de Covid-19 na comunidade universitária. A Pró-reitora disse ainda que está empenhada em garantir estes serviços nos outros campi.

Divulgação Institucional