Institucional

Todos os campi

UFV amplia produção de equipamentos de proteção individual

14/04/2020

Modelo de máscara de proteção produzida na UFV

Uma das ações da UFV para auxiliar no enfrentamento da pandemia da Covid-19 é a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) do tipo máscara de proteção (face shield) para profissionais da saúde. Esses equipamentos começaram a ser produzidos a partir de quatro impressoras 3D e acabaram de ganhar reforço com a aquisição de mais quatro impressoras, três no campus Viçosa e outra em Rio Paranaíba.

A fabricação das máscaras foi testada e validada pela Comissão de Produção de Inovações Tecnológicas no Combate à Covid-19 da UFV, seguindo as normas de produção da Anvisa. No campus Viçosa, a produção dos EPIs conta com a participação de professores e estudantes dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Física.

De acordo com Douglas Lopes de Souza, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, mesmo com a dificuldade de encontrar em todo o país os materiais para os equipamentos, o que dificulta a produção, foram entregues 125 protetores para profissionais de Saúde em Viçosa. A equipe de pesquisadores da UFV realizou ainda ajustes nos modelos para otimizar a produção e conseguiu migrar de um modelo de impressão em 3h para outro com duração de 1h20. Mais testes estão sendo feitos para encontrar outras soluções e aumentar a capacidade de produção que, atualmente, é de 17 equipamentos por dia.

Já em Rio Paranaíba, a professora Raiane Machado Gomes, do curso de Engenharia de Produção, coordena a iniciativa. Segundo ela, a expectativa é que sejam produzidas mil máscaras de proteção (face shield) para hospitais e unidades de saúde do Alto Paranaíba. As equipes de saúde interessadas nos EPIs da UFV ou pessoas que queiram se voluntariar para auxiliar na produção dos equipamentos podem entrar em contato por meio deste formulário, para o campus Viçosa, ou deste formulário, para o campus Rio Paranaíba. 

Vale lembrar que a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) está promovendo uma campanha para receber doações de pessoas jurídicas que queiram ajudar a fortalecer e ampliar o número de ações desenvolvidas pela UFV, como a produção de EPIs, no enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Para participar da campanha basta acessar doacao.funarbe.org.br e preencher o formulário disponível na página.

Divulgação Institucional - campus Viçosa