Extensão

Todos os campi

Professoras e estudantes mantêm atividades extracurriculares em período de suspensão de aulas

29/03/2020

Muitos professores e estudantes têm encontrado nas atividades extracurriculares maneiras de permanecerem unidos e ativos na quarentena. O Programa MinasCoders, da UFV-Florestal, é um exemplo: desde a suspensão das aulas, suas integrantes vêm mantendo contato e atuando virtualmente com foco no Technovation Girls, uma competição mundial de tecnologia e empreendedorismo que está acontecendo totalmente online.

Este ano marca a segunda participação do Programa no Technovation Girls, que tem como objetivo inspirar jovens do sexo feminino de 10 a 18 anos de idade a se tornarem líderes. No total, 12 estudantes da UFV-Florestal, organizadas em três equipes com quatro integrantes cada, estão construindo planos de negócios e aplicativos para celulares que solucionem problemas reais de suas comunidades, além de um pitch em vídeo. O prazo final para envio das produções, para as rodadas de avaliação, é o dia 4 de maio.

A professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEF) Gláucia Braga e Silva – que coordena o Programa junto com a professora, também do IEF, Thais Regina de Moura Braga Silva – conta que a Universidade marcou presença na temporada de 2018-2019 com sete competidoras dos cursos técnicos em Informática, Eletrônica e Alimentos. Nesta temporada, de 2019-2020, as 12 estudantes são dos cursos técnicos em Informática, Eletrônica, Alimentos e Hospedagem. Elas são supervisionadas e recebem apoio constantemente, como a coordenadora explica: “cada equipe tem uma mentora, aluna da graduação em Ciência da Computação, que prepara treinamentos com base nos materiais disponíveis na plataforma (do Technovation Girls), entre outros”.

Das equipes inscritas no mundo todo, dez serão selecionadas para participar do Technovation World Summit, previsto para acontecer em agosto, no campus do Massachusetts Institute of Technology localizado em Boston, nos Estados Unidos.

Atividades remotas durante a quarentena

Para cumprir as tarefas do Technovation Girls, as equipes realizam encontros semanais. As reuniões começaram presencialmente em fevereiro e, com a suspensão das aulas, em março, passaram a ser realizadas virtualmente. “Continuamos com nosso cronograma. Nossos encontros, agora, são feitos por videochamadas, as dúvidas são tiradas através de aplicativos de comunicação e as equipes continuam o trabalho”, esclarece a estudante do curso técnico em Informática e bolsista do MinasCoders Milene Gonçalves, que também participou da competição no ano passado. “O fato de sermos da área de TI (Tecnologia da Informação) nos trouxe uma certa tranquilidade para conduzir as atividades remotamente, uma vez que já conhecemos diversas ferramentas para produção de vídeos, realização de conferências online e interação com o grupo”, destaca Gláucia.

As professoras acompanham tudo, mobilizando as competidoras, mantendo-as unidas e ativas, mesmo com as adversidades. Thais afirma que as tarefas têm sido úteis para que elas permaneçam ocupadas, em aperfeiçoamento e contatos sociais saudáveis: “é recompensador notar que a união construída em torno do Programa é sólida o bastante para se manter de maneira remota. Em momentos de temores e incertezas, ela atende ao princípio mais básico da iniciativa, que é o da construção de um ambiente seguro, acolhedor e motivador para as alunas”.

A estudante da graduação em Ciência da Computação Naiara Diniz, que atua como bolsista e mentora do MinasCoders, também considera a manutenção das atividades positiva: “tem ocupado meu tempo e me forçado a manter uma rotina, o que acaba ajudando a passar por esse momento difícil que é a quarentena. Observar que as meninas continuam focadas e participativas me leva a crer que isto tem contribuído para a saúde mental do grupo”.

Tecnologia e universo feminino

O Programa MinasCoders tem o objetivo de promover ações para atrair, motivar e fixar jovens do sexo feminino no curso técnico em Informática e na graduação em Ciência da Computação da UFV-Florestal. Algumas motivações são potencializar a participação de mulheres e meninas nestas áreas e reduzir as desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Desde 2015, as atividades propostas – treinamentos, minicursos, visitas técnicas, etc. – são desenvolvidas por meio de dois projetos de extensão: o PinkBits e o ++meninasComp.

“A sociedade impõe barreiras invisíveis formadas pelo preconceito. O MinasCoders se tornou a força e a razão que nos mantêm na certeza de que somos capazes e competentes”, ressalta Naiara. Na sua visão, o fato das mulheres serem questionadas e terem que justificar suas capacidades e competências frequentemente dificulta desde o reconhecimento no meio acadêmico até o ingresso em grandes empresas. “A impressão que fica é: mulheres precisam confirmar a fonte de tudo o que falam e sustentar suas palavras sob as de alguém que o ouvinte julgue ter credibilidade sobre o assunto. Gostaria que o mundo evoluísse para uma realidade mais igualitária entre gêneros”.

Milene identifica o distanciamento entre tecnologia e universo feminino na própria turma do curso técnico: de 25 jovens, apenas sete são meninas. “Você não vai ouvir alguém gritando ‘mulheres são incompetentes na computação’, mas vai sentir os olhares quando falar que não entendeu muito bem (determinado assunto)”, diz. Para ela, o Programa é uma maneira “de conscientizar os homens de que, em breve, irão entrar no mercado de trabalho e terão mulheres como colegas de profissão, que estarão ali por mérito próprio”.

Entre as conquistas do MinasCoders, Naiara destaca, por exemplo, a participação da primeira equipe feminina na Maratona Mineira de Programação em 2018. Para o Technovation Girls, ela espera mais do que resultados práticos: “que (as estudantes) tenham uma experiência única, que as ensine diversas coisas, desde trabalho em equipe ao entendimento da amplitude de possibilidades que têm em suas vidas”. Como Milene ressalta: “devagar, estamos chegando longe”.

Aqueles que quiserem conhecer um pouco mais sobre a iniciativa encontram mais informações no site minascoders.caf.ufv.br.

Divulgação Institucional – campus Florestal

Registro de algumas competidoras na temporada passada do Technovation Girls