Todos os campi

Programação especial para acolhimento dos calouros começa no domingo

21/02/2020

A UFV preparou uma programação especial em seus três campi para receber os novos estudantes e promover a integração entre calouros e veteranos. A ideia é dar boas-vindas e apresentar os serviços disponíveis na Universidade, bem como as oportunidades em grupos e projetos de pesquisa e de extensão, empresas juniores, movimentos estudantis, atléticas, dentre outros.

No campus Viçosa, as atividades começarão já na confirmação de matrícula, no domingo (1º), das 8h às 12h, no Pavilhão de Aulas II (PVB), com apresentações culturais e visitas guiadas.

A programação de 1º a 3 de março será a mesma para os estudantes de todos os cursos, com atividades esportivas e artísticas. Um dos destaques, a aula magna, acontecerá na segunda-feira (2), às 19h, no auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, proferida pelos professores Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e João Carlos Salles Pires da Silva, reitor da UFBA e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

No último dia das atividades, quarta-feira (4), as ações serão organizadas pelas coordenações dos cursos e serão específicas para os estudantes de cada um deles. A programação completa do campus Viçosa pode ser conferida no aplicativo UFV Eventos, baixado na Google Play e na App Store. Nele é possível acessar as atividades gerais e específicas, a partir das categorias Acolhimento aos Calouros 2020 e Acolhimento Nome do Curso.

No campus Rio Paranaíba, as atividades também terão início no domingo (1º). Já em Florestal elas começarão na segunda-feira (2). Nos dois campi, até quarta-feira (4), haverá palestras e ações de integração com as representações estudantis, conforme as programações disponíveis nos arquivos anexos.

Trote Proibido

Vale lembrar que, na UFV, de acordo com a Resolução Consu nº 18/2006, é proibida a prática de trotes, sob penas de suspensão e até mesmo expulsão de estudantes. Em Viçosa, os autores, coautores e cúmplices de trote em vias públicas também estão sujeitos a pagamentos de multas, de acordo com a lei municipal nº 2.459/2015. No campus universitário e na cidade, denúncias de qualquer situação de constrangimento ou violência devem ser realizadas pelos telefones 3612-4000 ou 190.

A Universidade incentivará a recepção e acolhimento dos calouros com ações sociais, como plantio de árvores e campanhas de doações de sangue e de arrecadação de alimentos e roupas para entidades beneficentes de Viçosa.

Divulgação Institucional – campus Viçosa