Projeto da UFV é o único brasileiro aprovado em chamada da Fundación MAPFRE

13/02/2020

Equipe do Projeto Renob-MG/UFV comemorou a aprovação

O projeto Rede para Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais (Renob-MG), vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da UFV, foi a única iniciativa brasileira aprovada na chamada Bolsas de Auxílios à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi, da Fundación MAPFRE.

Dos 273 projetos enviados para a modalidade Promoção da Saúde, apenas oito foram aprovados, sendo o Renob-MG o único do Brasil a receber aportes do programa espanhol criado para apoiar iniciativas nas áreas de Promoção da Saúde e de Seguro e Previdência Social.

O projeto de extensão da UFV tem como objetivo desenvolver ações de formação de gestores e lideranças para o aprimoramento das secretarias municipais de Saúde e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Ele busca ainda formar profissionais de saúde a partir de metodologias ativas, com ensino a distância e presencial, na construção de uma linha de cuidado integral para prevenção, tratamento e controle da obesidade de acordo com a realidade local.

A iniciativa teve início em 2019, com o apoio do Ministério da Saúde e do CNPq, e já beneficia indiretamente mais de 2 milhões de pessoas, contemplando, além da UFV, outras três universidades federais, as de Uberlândia, Lavras e Alfenas. Isso permite ao Renob-MG estar presente em 60 cidades e 58 Nasf, no entorno dessas instituições.

O projeto é coordenado pela professora Helen Hermana Miranda Hermsdorff, do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV (DNS), e conta com professores, alunos de graduação e de pós-graduação do DNS e dos departamentos de Economia Rural e Medicina e Enfermagem.

De acordo com Helen, o reconhecimento do Renob pela fundação espanhola “deixou toda a equipe do projeto, que tem se esforçado bastante, muito realizada”. A expectativa é que os aportes resultem no aumento de recursos humanos e de municípios atendidos. Além disso, será possível intensificar todas as atividades, como a produção de apostilas e vídeos, que contam, inclusive, com simulações de atendimentos no âmbito da atenção centrada na pessoa para o enfrentamento da obesidade.

Todas as informações sobre o Renob-MG, incluindo o cronograma de eventos e atividades, podem ser conferidas na página do projeto.

Divulgação Institucional – campus Viçosa