Histórico
|
Origem: Nacional
Moldar o espaço. Criar volume e densidade continuamente. Utilizar o tempo não como elemento limitador, mas sim organizador de possibilidades cada vez mais amplas, como a utilização de diferentes ritmos e texturas corporais.
A elaboração de um nítido desenho espacial, aliado a um entendimento temporal não restritivo, conduz a uma outra relação, esta especialmente constitutiva dos trabalhos da Esther Weitzman Companhia de Dança: a utilização do peso e da leveza e o jogo de oposições e contrastes que daí nasce. Um binômio trabalhado com rara competência, explorando a relação que se estabelece com o solo e com a gravidade. Neste embate, surge um desenho coreográfico que utiliza com maestria o diálogo entre a dança e o silêncio, criando intensas paisagens físicas e sonoras. Uma sonoridade que prescinde da música para afirmar-se como escrita da obra. Uma escrita que é ao mesmo tempo sua prática.
A presença de tais elementos, e, principalmente, o uso que Esther Weitzman faz deles, constrói um corpo forte, denso e coeso que traz inscrito em si sua própria dramaturgia; que não está na palavra falada, ou muito menos no texto escrito, mas nos gestos e nos movimentos realizados pelos bailarinos da companhia. Um texto, portanto, que pode ser lido pelo corpo e, mais importante ainda, no próprio corpo.
Trazer tais aspectos e questões para o palco apresenta-se como um dos desafios enfrentados pela companhia, e do qual se encarrega tão bem. A dança criada por Esther Weitzman não está limitada a significados pré-concebidos. Ao contrário, a partir das possibilidades dramatúrgicas que o movimento oferece, apresenta uma organização cênica capaz de reinventar-se ininterruptamente em uma lógica que busca simultaneamente estabilidade e permanência.
A elaboração de uma linguagem torna-se então o ponto de partida para a construção de uma identidade que não é unívoca, mas plural e dinâmica. Assim, a Esther Weitzman Companhia de Dança, com sensibilidade e inteligência, coloca em movimento uma poética que parte da diferença para estabelecer sua personalidade.
Texxto de Beatriz Cerbino
|
|
|
Diretor(es):
|
Nome: Esther Weitzman
Cargo: Diretora e coreógrafa Link de referência Web: http://www.estherweitzman.com |
Nome: Alessandra Vitória
Cargo: Diretora e Produtora |
|
|