O estudo da Dança-Teatro ainda é um campo aberto e fértil às pesquisas. Embora reconhecido e aplaudido como uma nova modalidade é escassa a literatura sobre o gênero. Pouco material existe que faça uma análise de seus processos de criação ou tentativas de interpretação de seu universo estético. Também não encontramos estudos que enfoquem a Dança-Teatro como uma dramaturgia.
Se há um hiato, entendemos que deve ser preenchido com uma investigação sobre os elementos que constroem essa linguagem, sobre os quais existem apenas considerações gerais, apontando a possibilidade de se estar frente a frente com uma linguagem singular, com sintaxe própria, que tem no corpo o instrumento vocabular com que escreve sua dramaturgia.
Na área de estudos do espetáculo propriamente dito, no Brasil, muito pouco foi pesquisado desta forma de expressão, apesar de inúmeros trabalhos rotulados como dança-teatro terem proliferado principalmente no eixo Rio-São Paulo nas décadas de 80 e 90. Esse momento coincide com a crescente especialização dos estudos teóricos sobre dança, viés como indispensável para a análise desse novo gênero.
Observando a carência de estudos voltados diretamente para o gênero dança-teatro e acreditando na sua importância, CAMINHOS DA DANÇA-TEATRO NO BRASIL objetiva elaborar um diagnóstico da situação atual da dança-teatro no cenário cultural do país com dados coletados no mapeamento da produção recente de obras de dança-teatro contemporâneas e na pesquisa dos fatores conjunturais que interferem na fluência e na complexidade do referido setor.
A realização desse mapeamento-pesquisa no Brasil visa, ainda, fomentar e difundir conhecimento especializado e atualizado sobre dança e contribuir para a qualificação profissional e formação de novos quadros técnicos de criador, intérprete, pesquisador e produtor de dança, assim como sua inserção e influência definitiva sobre as artes cênicas no Brasil.
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