Reitora se reúne com servidores e coordenadores para esclarecer situação do Edif. Arthur Bernardes

24/10/2016

A Reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, promoveu, na última sexta-feira (21), duas reuniões para trazer esclarecimentos mais recentes sobre a ocupação do Edifício Arthur Bernardes, por um grupo de estudantes, desde a madrugada do dia 18 de outubro. As reuniões foram com os servidores técnico-administrativos que trabalham em setores localizados no prédio e com coordenadores de cursos de graduação e de programas de pós-graduação.

A reitora ressaltou os permanentes esforços da administração em estabelecer diálogo com o grupo. Uma das reivindicações centrais, de posicionamento da UFV sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, foi atendida com a votação, por unanimidade, de nota pelo Conselho Universitário (Consu). “Estamos empenhados em atender aos pleitos, respeitando democraticamente a ação dos estudantes, mas buscando uma solução que permita normalizar o funcionamento dos órgãos sediados no prédio”, afirmou a reitora.

Um dos aspectos de maior destaque nas reuniões recaiu sobre as implicações do movimento para a rotina da instituição. Emissões de documentos como históricos, certidões, diplomas, antecipação de colações de grau e pagamento de bolsas e de salário dos funcionários terceirizados, dentre outros, poderão ficar comprometidos. Segundo a reitora, “os pró-reitores e servidores técnico-administrativos têm buscado alternativas emergenciais para exercer suas funções, mas, sem acesso ao local de trabalho, suas possibilidades de ação ficam bastante restritas”. Há, ainda, outros compromissos que não podem ser postergados, como a emissão de empenhos, cujos prazos limite são os dias 04 e 10 de novembro, a depender da natureza orçamentária do recurso.

A reitora afirmou que, juntamente com sua equipe, está envidando esforços para minimizar os impactos institucionais da ocupação. Reafirma, ainda, que continuará em permanente interlocução com os ocupantes e com a comunidade universitária, visando reestabelecer a normalidade acadêmica e administrativa o mais breve possível.