Universidade participa de mobilização de combate ao Aedes aegypti em Ubá

12/04/2016

Após estabelecerem parceria, em fevereiro deste ano, a UFV e a prefeitura de Ubá se uniram para realizar um dia de mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade. A ação aconteceu na última quinta-feira (7), quando foi comemorado o Dia Mundial da Saúde, com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Saúde, da unidade local da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e do Colégio Estadual Raul Soares. O diretor da Divisão de Extensão da UFV, professor Diogo Tourino de Sousa, representou a administração da Universidade.

A mobilização foi coordenada pelo professor do Departamento de Biologia Geral da UFV Gustavo Martins e contou com a participação da pós-doutoranda Caroline Macedo, da doutoranda Nadja Marriel e do graduando Henrique Silva, todos da área das Ciências Biológicas. No Colégio Estadual Raul Soares, eles conversaram com professores e estudantes do ensino médio e do curso de Ciências Biológicas da Uemg sobre o comportamento do mosquito e as maneiras de realizar o seu controle. A equipe também levou amostras de larvas, pupas, ovos e do próprio Aedes aegypti e esclareceu dúvidas.

A próxima ação prevista é um curso de capacitação para agentes de Ubá, que acontecerá na UFV. O objetivo é que cada um dos profissionais atue como multiplicador do conhecimento em sua cidade.

(Divisão de Jornalismo)