UFV formaliza parcerias de combate ao Aedes aegypti com Ubá e Viçosa

15/02/2016

Durante a reunião em Ubá ficou acertada a promoção de capacitação pela UFV

Entre as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti recomendadas às universidades pelo Ministério da Educação estão não somente a realização de trabalhos conjuntos com escolas dos municípios onde elas estão localizadas, mas também em cidades vizinhas. Consciente de seu papel nesse processo, a UFV está colocando o seu conhecimento sobre o assunto à disposição do município de Ubá. Na manhã da última sexta-feira (12), em uma reunião com o prefeito Vadinho Baião, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares formalizou o interesse da Universidade em colaborar com o município que, em 2016, já notificou cerca de dois mil casos de dengue e confirmou um de zika vírus.

Durante a reunião ficou acertada, para março, a promoção pela UFV de uma capacitação que deverá envolver professores e lideranças comunitárias de Ubá e a realização de palestras com exibição de vídeos para alunos da Escola Estadual Raul Soares.

Na avaliação do prefeito Vadinho Baião, a UFV vai levar para Ubá informações importantes para a formação de pessoas conscientes e capacitadas, que irão multiplicar o conhecimento. “A presença da reitora aqui e de professores altamente qualificados dentro desse tema vai ser, para nós, de fundamental importância, porque o momento exige conhecimento e nada melhor do que ter a universidade nos apoiando. Estamos com uma força tarefa fazendo um trabalho especial com a população”.

Também participaram do encontro o assessor especial da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Diogo Tourino de Sousa; os secretários municipais de Saúde, Claudio Ponciano, e de Educação, Maria do Carmo Mello, além do assessor técnico da Secretaria de Educação José Geraldo de Araújo.

Em Viçosa

Ainda na manhã de sexta-feira (12), foi realizada uma reunião entre representantes da UFV, da Câmara Municipal de Viçosa e de escolas estaduais e municipais. O objetivo foi discutir ações comuns e mais efetivas para mobilizar as pessoas no combate de criatórios dos mosquitos Aedes aegypti. Seguindo as recomendações do Ministério da Educação, já foram definidas datas estratégicas para ações de conscientização dentro das escolas para que os estudantes tenham mais informações sobre as formas de extermínio do mosquito e possam levá-las para seus familiares, amigos e vizinhos. A primeira dessas ações, que envolverá cerca de 20 escolas do município, acontecerá na sexta-feira (19).

Como afirmou a presidente da Câmara, Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira, no momento em que as doenças decorrentes do Aedes aegypti preocupam a população, “é fundamental que o legislativo, o executivo e a UFV abracem a causa na busca de solução para o problema”. Ela ainda destacou que a Câmara entende que “a parceria com a UFV só vem a somar e permite juntar tecnologia, ciência e conhecimento com leis”.

(Divisão de Jornalismo)

A reunião de Viçosa envolveu representantes da UFV, das escolas e da Câmara Municipal