Por que estudar na UFV?

24/01/2017

Nesta terça-feira (24), começaram as inscrições da edição 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), disponível para os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na UFV, conforme o edital do processo seletivo de novos estudantes, serão oferecidas 3.205 vagas – 1.597 para ampla concorrência e 1.608 para vagas reservadas – em 68 cursos dos três campi, em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

A Universidade Federal de Viçosa é uma das mais antigas instituições de ensino superior do país e une tradição e excelência na formação superior. Listamos alguns dos motivos pelos quais estudar na UFV pode ser um diferencial na carreira profissional.

Ensino de qualidade

Frequentemente, ela é destaque em rankings educacionais do país e do mundo. Por três vezes esteve entre as 100 melhores do mundo de acordo com o QS World University Rankings, na área de Ciências Agrárias e Florestais. Além disso, já foi destaque no ranking da Times Higher Education (THE) e no Brics & Emerging Economies de 2016, sendo considerada a melhor de Minas Gerais. Entre as instituições brasileiras, ficou com a 17ª posição na classificação da Folha de São Paulo em 2016.

Assistência estudantil

Os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica encontram na UFV todo o apoio e suporte para concluir seus estudos. A cada ano são concedidas mais de três mil bolsas, serviços ou auxílios para alimentação, moradia, creche e iniciação profissional. Só nas unidades de moradia estudantil são 1500 vagas em Viçosa e Florestal. Os Restaurantes Universitários (RUs) servem diariamente mais de dez mil refeições.

A comunidade acadêmica também tem acesso aos serviços de saúde. São realizados em torno de 60 mil atendimentos em saúde por ano, incluindo consultas médicas, serviços em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e exames. Além disso, conta com profissionais de psicologia, psiquiatria e serviço social em atendimentos individuais ou em grupo na Divisão Psicossocial.

Pesquisa e projeção internacional

As parcerias com instituições estrangeiras possibilitam à Universidade um diferencial na formação de seus pesquisadores, que fazem parte de um dos mais respeitados centros de pesquisa na América Latina. Os estudantes de graduação têm a oportunidade de atuar como bolsistas de iniciação científica em mais de três mil projetos de pesquisa e ainda participar de intercâmbio em instituições internacionais. Aqueles que desejarem seguir a carreira acadêmica podem dar continuidade aos estudos e optar por um curso entre os 45 programas de pós-graduação da Universidade.

Extensão e cultura

Além dos seus diversificados projetos de extensão, a UFV conta com mais de dez museus e espaços de ciência, que permitem o diálogo entre o conhecimento técnico-científico e o saber popular. A Universidade também oferece diversas atividades artísticas e culturais, como grupos de coral, música e teatro. A interação entre a Universidade e a comunidade se consolidou como um dos grandes valores da instituição, possibilitando aos seus estudantes uma vivência multicultural.

Empreendedorismo

A UFV também se destaca pelo incentivo ao empreendedorismo, estimulando o desenvolvimento tecnológico e inovador do país. São 40 empresas juniores nos três campi que contam com a participação de mais de 700 estudantes. É a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos acadêmicos e conhecer de perto o mercado de trabalho. O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) abriga o Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), que desde 1996, já teve 34 empresas graduadas.

(Divisão de Jornalismo)