UFV é a primeira de Minas Gerais no ranking dos Brics e países de economias emergentes

04/12/2015

Nesta semana, a UFV se destacou em mais um ranking internacional. O Brics & Emerging Economies de 2016, divulgado, na quarta-feira (2), pela publicação britânica Times Higher Education, classificou a Universidade como a 102ª melhor instituição de ensino superior dos países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de países com economias emergentes. Nessa classificação, a UFV ocupa a posição de melhor de Minas Gerais e de segunda melhor federal do país.

Esta foi a primeira vez que a UFV participou do ranking, que avaliou 200 instituições de 48 países. Do Brasil, foram 14 instituições públicas e privadas.

A avaliação usou os mesmos indicadores de desempenho do World University Rankings – ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional –, porém, adequados às prioridades de desenvolvimento das economias emergentes. A Universidade obteve os melhores resultados em investimento da indústria e ensino, como pode ser verificado no site do ranking.

A primeira posição do Brics & Emerging Economies é da chinesa Peking University. Entre as instituições brasileiras, a melhor classificada foi a Universidade de São Paulo, na 9ª posição. Já entre as mineiras, além da UFV, estão as universidades federais de Minas Gerais (118ª) e de Lavras (185ª).

Vale lembrar que, este ano, a UFV também figurou entre as 800 melhores instituições de ensino superior do mundo no ranking World University Rankings 2015-2016, também divulgado pela Times Higher Education. Foram consideradas universidades de 70 países, somente 17 brasileiras. A UFV apareceu na classificação 601-800.

(Divisão de Jornalismo)