Departamento de Solos tem novo chefe

31/07/2014

A Universidade deu posse ao novo chefe do Departamento de Solos (DPS), o professor Teogenes Senna de Oliveira, na tarde desta quinta-feira (31). A cerimônia aconteceu na sala de reuniões do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e foi acompanhada por integrantes da administração superior da instituição, colegas do Departamento e familiares do novo chefe.

Com a nova função, o professor Teogenes (foto ao lado) pretende colaborar para que a Universidade continue sendo uma instituição muito respeitada. “A UFV é o que é também por causa da sua estrutura administrativa, com a qual vou contribuir agora”, ressaltou.

O professor Teogenes assumiu o cargo até então ocupado pelo professor Luiz Eduardo Dias, que, também nesta quinta-feira, assumiu a função de diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes. O ex-chefe agradeceu o apoio recebido pela instituição durante os três anos em que esteve à frente do Departamento. Ele disse estar tranquilo por ter conseguido dar continuidade ao desenvolvimento do DPS, e garantiu que o novo chefe poderá contar com a sua ajuda e a da equipe competente do Departamento.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que a história da UFV, que a fez ser tão respeitada, como disse o professor Teogenes, foi construída por todos aqueles que passaram por ela. Nesse sentido, agradeceu aos professores que se disponibilizaram a assumir a chefia do Departamento e destacou: “saber que o DPS está em boas mãos nos deixa tranquilos. E a reitoria e o Centro de Ciências Agrárias sempre estarão junto com ele”.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor Demetrius David da Silva e o diretor do CCA, Rubens Alves de Oliveira.

Departamento de Solos
De acordo com o professor Luiz Eduardo, o DPS possui 36 anos de atividades, que são desenvolvidas atualmente por 25 professores e cerca de 30 técnicos administrativos e funcionários terceirizados. Entre suas atividades estão o ensino na graduação, principalmente para os cursos do CCA, e na pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas.

O DPS mantém laboratórios e o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, além de sediar a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e editar a Revista Brasileira de Ciência do Solo.

(Coordenadoria de Comunicação Social)