Funarbe dá posse à nova diretoria

01/08/2014

A Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) passou a ter uma nova direção nesta quinta-feira (31), quando tomaram posse os professores Luiz Eduardo Dias (foto ao lado), Antônio José Natali e Brício dos Santos Reis para os cargos de diretor-presidente, diretor científico e diretor administrativo-financeiro, respectivamente. A cerimônia foi realizada no Auditório do Centreinar e contou com a presença de autoridades, familiares dos professores, membros da ex-diretoria e servidores.

Eleitos no dia 2 de julho pelo Colégio Eleitoral da Fundação, os novos diretores permanecerão em seus cargos por quatro anos. O professor e ex-chefe do Departamento de Solos Luiz Eduardo Dias, que assumiu a função de diretor executivo, falou sobre os projetos para os próximos anos. Segundo ele, a administração da Funarbe será pautada pela preservação da independência administrativa da Fundação, buscando sempre manter o equilíbrio entre força econômico-financeira e qualidade dos serviços prestados. “O que nos motiva é o desejo de contribuir, com profundo respeito pela Fundação e pelos seus diretores anteriores”, afirmou. O novo diretor também destacou que é preciso manter “espírito de equipe e diálogo” e promover o desenvolvimento institucional da UFV, buscando estratégias para fomentar pesquisas de centros de ciências que menos captam recursos e estender o apoio para os campi de Florestal e Rio Paranaíba. Ele ainda agradeceu a diretoria que se despede da Fundação por tem permitido uma transição colaborativa.

O ex-diretor Daniel Marçal desejou sucesso para a nova administração, agradeceu a todos que contribuíram para a gestão da diretoria anterior e solicitou o mesmo empenho para que a Funarbe continue a manter a sua excelência. Ele apontou ainda algumas das ações durante os anos que esteve à frente da Fundação, como a criação do Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa, o desenvolvimento do Sistema Integrado de Convênios e de Gestão de Cursos e Eventos, a criação do Núcleo de Captação de Recursos e o início da construção da nova sede do Laticínios.

A reitora Nilda Soares destacou a competência dos funcionários da Funarbe, elogiou o trabalho da diretoria anterior e o comprometimento dos novos membros. Ela indicou que a UFV e a Funarbe mantêm uma parceria bem-sucedida e que cada uma das instituições executam papel fundamental para o desenvolvimento da outra. A reitora também ressaltou que “o diálogo e a harmonia entre a equipe de trabalho e o entendimento da UFV como uma universidade multicampi” , pontos principais do discurso do diretor Luiz Eduardo Dias, são essenciais para a Furnarbe continuar evoluindo cada vez mais.

Integram ainda a diretoria os professores José Antonio Marques Pereira, Cláudio Lísias Mafra de Siqueira e Janderson Damasceno dos Reis, que compõem o Conselho de Administração, e Mauro Nacif Rocha, Luccas Walney dos Santos e Wagner Faria Vieira, que assumiram o Conselho Fiscal.

Funarbe
A Funarbe é uma Fundação de Apoio à UFV, que foi instituída há 35 anos com o objetivo de agilizar a gestão de recursos destinados à pesquisa da Universidade. Além da UFV, a Funarbe também gerencia projetos de outros parceiros nacionais e internacionais, auxiliando pesquisadores, professores e coordenadores desde a submissão das propostas até a prestação de contas às agências financiadoras.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto Maior)