Todos os campi

Curso de Comunicação Social promove evento em parceria com o jornal Estado de Minas

23/05/2008

Realidade profissional do jornalista é tema do workshop "Estado de Minas em Pauta", que será realizado no dia 29 de maio, das 8 às 18h, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa. O evento é resultado de uma parceria entre o Curso de Comunicação Social da UFV e o jornal Estado de Minas, firmada em um encontro realizado em março deste ano, em Belo Horizonte.
"Essa parceria viabilizou a realização do Workshop, que tem o objetivo promover uma ampla discussão entre profissionais do jornal Estado de Minas e os estudantes do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFV sobre a rotina de produção de um jornal diário de grande porte", afirma a coordenadora do Curso, professora Kátia Fraga.
O workshop é voltado para estudantes do curso de Comunicação Social da UFV, que vão participar de várias palestras com profissionais do jornal. Além do diretor de Redação, Josemar Gimenez, participam do evento: Renata Neves (editora de Economia), João Paulo Cunha (editor de Cultura e dos cadernos Pensar, Divirta-se e TV), Teresa Caram (coordenadora do caderno Ragga Drops e da revista Ragga) e o repórter Amaury Ribeiro Jr. (Reportagens Especiais).
Durante o evento, acontecerão debates sobre o dia-a-dia das redações, as especificidades de algumas editorias e o papel do jornalismo na sociedade. Ainda como parte da programação do workshop, será realizada uma exposição de fotos sobre os oitenta anos do jornal. A exposição acontecerá durante todo o dia no hall da Biblioteca Central e é aberta ao público.
O envolvimento dos estudantes de Comunicação Social da UFV no evento já começou. Este release, por exemplo, foi produzido pelas alunas Amanda Oliveira, Ellen Araújo, Lara Marques e Priscilla Souza como atividade da disciplina Assessoria de Imprensa, ministrada pela professora Mariana Procópio.
Em Viçosa, o Workshop "Estado de Minas em Pauta" coincide com o mês em que se comemoram o Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações (17) e o Dia Mundial das Comunicações Sociais (31).

Jornal Estado de Minas

Líder de mercado e principal veículo do maior grupo de comunicação de Minas Gerais, o Estado de Minas completa 80 anos de atividade realizando um intercâmbio com futuros jornalistas. O projeto da empresa intitulado "EM Pauta" teve início no primeiro semestre de 2007 atendendo escolas de comunicação de Belo Horizonte. Este ano, o projeto foi estendido a instituições do interior do estado.
Segundo o editor executivo do jornal Estado de Minas, José Luiz Longo, a iniciativa é uma forma de participar mais ativamente dos debates acadêmicos. Por meio dela, atuais profissionais têm a oportunidade de conhecer os anseios dos futuros responsáveis pela tarefa de informar, e os alunos podem acrescentar ao seu aprendizado a vivência de quem participa diariamente dos processos jornalísticos.
Confira a programação das palestras do Workshop "Estado de Minas em Pauta", no dia 29 de maio, no auditório da BBT:
Das 8 às 10 horas – Reportagens especiais/Grandes reportagens
Amaury Ribeiro Jr., repórter especial;
Das 10 às 12 horas – Economia/Agropecuário
Renata Neves (editora de Economia;
Das 14 às 16 horas – Cultura/Ragga Drops
João Paulo Cunha (editor de Cultura e dos cadernos Pensar, Divirta-se e TV;
Teresa Caram (coordenadora do caderno Ragga Drops e da revista Ragga;
Das 16 às 18 horas - A Linha Editorial do Jornal Estado de Minas e o Jornalismo Político
Josemar Gimenez (Diretor de Redação do Estado de Minas e do Correio Braziliense.
(Postado por J. P. Martins – Fonte: Agnaldo Montesso)