Todos os campi

Professor do Departamento de Agronomia toma posse como conselheiro titular do Confea

26/07/2024

O professor Leonardo Duarte Pimentel, do Departamento de Agronomia (DAA), tomou posse, nesta sexta-feira (26), como conselheiro titular do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A cerimônia aconteceu no Plenário do Confea, em Brasília (DF). Ele foi eleito, no último dia 19, e representará as Instituições de Ensino de Agronomia no Conselho, que terá como suplente nesta modalidade a também engenheira agrônoma Andrea Sanches, professora da Universidade Brasil e do Instituto Federal de São Paulo.

Os professores Leonardo Pimentel/UFV (titular) e Andrea Sanches/UB (suplente) foram eleitos com 100% dos votos válidos indicando apoio nacional pleno à chapa Aliança pela Educação e Valorização Profissional. Segundo seus integrantes, a missão deles será criar uma aliança pela educação de qualidade, envolvendo o sistema profissional (Confea/Crea), as instituições de ensino superior e os profissionais do grupo Agronomia representado por suas entidades de classe.

Da esquerda para a direita: Leonardo, Vinicius Marchese (presidente do Confea) e Andrea

Ao todo são 18 conselheiros federais que representam grupos profissionais, estados da federação (em sistema de rodízio) e instituições de ensino superior. Desta vez, foram eleitos seis conselheiros federais, representantes de modalidades profissionais dos estados do Amazonas (Elétrica); Distrito Federal (Industrial); Minas Gerais (Industrial); Pará (Civil); Paraíba (Agronomia), e representante de Instituições de Ensino Superior (Agronomia).

O professor Leonardo Pimentel, que já atuava como conselheiro regional titular, na Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MG, por indicação da reitoria da UFV, será conselheiro federal representante das Instituições de Ensino do Grupo Agronomia de 2025 a 2027. Seu mandato no Crea-MG será encerrado em dezembro, e o suplente, professor Domingos Sávio Valente, do Departamento de Engenharia Agrícola, assumirá a titularidade.

Para concorrer ao cargo de conselheiro federal representante das Instituições de Ensino do Grupo Agronomia, é necessário ser professor da área há, pelo menos, três anos, comprovados por ART de cargo e função como docente, além de carta indicação/autorização da reitoria à qual está vinculado. Vale ressaltar que o professor Leonardo é engenheiro agrônomo formado pela UFV, com doutorado em Fitotecnia também pela Universidade.

Sobre Confea
O Confea, instituído com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, é a instância superior da fiscalização do exercício das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea. Trata-se de entidade autárquica dotada de personalidade jurídica de direito público, que constitui serviço público federal. Seu principal objetivo é zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais. Ao todo, são 1,15 milhão de engenheiros ativos no sistema, dos quais 12% são engenheiros agrônomos.