Institucional
Todos os campi
20/07/2026
O livro Fitoterapia: da ancestralidade à atualidade científica, de autoria do professor João Paulo Viana Leite, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB) da Universidade, está entre os semifinalistas da 3ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, uma das principais premiações nacionais dedicadas à produção científica. Publicada pela Editora UFV, a obra está na relação dos 10 semifinalistas de cada categoria divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), instituição responsável pela premiação.
O livro aborda a evolução da fitoterapia, reunindo conhecimentos tradicionais e evidências científicas atuais sobre o uso de plantas medicinais, em uma publicação voltada a estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde.
Após a divulgação dos semifinalistas, as publicações seguem para a etapa final de avaliação da comissão julgadora. Os cinco finalistas de cada categoria serão anunciados no dia 27 de julho, durante a 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em Niterói (RJ). Já os vencedores serão conhecidos em cerimônia marcada para 11 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Outra publicação de um professor da Universidade e da Editora da UFV já esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico: a obra Química de Soluções: Avaliação de Equilíbrios Químicos em Solução Aquosa, de André Fernando de Oliveira, do Departamento de Química.
Criado pela CBL, o Prêmio Jabuti Acadêmico reconhece anualmente obras e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da educação e da inovação no Brasil, valorizando a produção editorial acadêmica nacional.
Institucional
Obra sobre pigmentos naturais rende ao professor Paulo Cesar Stringheta o Prêmio Jabuti Acadêmico
14/08/2026
Institucional
Comissão de comemoração do centenário promove UFV em Três Tempos - Futuro: Horizontes e Estratégias
14/08/2026
Cultura
Neste sábado e domingo tem UFV Fest 100 na praça das Quatro Pilastras
13/08/2026
Institucional
UFV implanta novo sistema para registro de estágios internos nos três campi
13/08/2026
Obra sobre pigmentos naturais rende ao professor Paulo Cesar Stringheta o Prêmio Jabuti Acadêmico
14/08/2026
Comissão de comemoração do centenário promove UFV em Três Tempos - Futuro: Horizontes e Estratégias
14/08/2026
Departamento de Engenharia Elétrica abre oficialmente seu programa de pós-graduação e celebra 25 anos
13/08/2026
UFV implanta novo sistema para registro de estágios internos nos três campi
13/08/2026
CAp-Coluni conquista 2º lugar entre escolas públicas de MG no Ideb
13/08/2026