Institucional
Todos os campi
30/06/2026
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da UFV foi homenageado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), durante a entrega do Prêmio PNAE 2026, realizada no dia 23 de junho, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília (DF).
A cerimônia reconheceu o papel de instituições e participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar. O Programa constitui uma das mais importantes políticas públicas brasileiras de segurança alimentar e nutricional, garantindo alimentação gratuita e ações de educação alimentar e nutricional a mais de 40 milhões de estudantes da educação pública em todo o país.
Representando a UFV, a coordenadora do Cecane, professora Maria do Carmo Fontes de Oliveira, do Departamento de Nutrição e Saúde, recebeu a homenagem em reconhecimento à contribuição do Centro para a construção e o fortalecimento da Rede de Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar.
Segundo a professora Maria do Carmo (no centro da foto, com a coordenadora do PNAE, Karine dos Santos, e a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba), ao longo de 10 anos de atuação, o Cecane-UFV consolidou uma trajetória de importantes contribuições para o fortalecimento do PNAE em Minas Gerais. Nesse período, foram realizadas 224 assessorias e ações de formação destinadas a municípios mineiros e à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, contemplando 1.869 municípios e reunindo 5.708 integrantes Programa. A equipe também realizou visitas técnicas a mais de 900 escolas municipais e estaduais. Destacam-se ainda a realização de 26 Oficinas da Agricultura Familiar, presenciais e remotas, envolvendo 370 municípios e 1.131 atores sociais; formações para Conselhos de Alimentação Escolar, alcançando 673 municípios e 1.797 conselheiros, dentre outras ações.
O Cecane-UFV, de acordo com sua coordenadora, também produziu quatro e-books, participou da publicação de capítulos de livros, orientou estudantes bolsistas e apresentou trabalhos em eventos científicos. Entre as iniciativas de destaque está o Diálogo com Nutris, que reuniu nutricionistas responsáveis técnicos de 27 municípios da região de Viçosa.
A professora Maria do Carmo Fontes de Oliveira ressaltou que a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho coletivo, desenvolvido ao longo da última década, e agradeceu a dedicação de todos aqueles que participaram dos trabalhos - especialmente aos profissionais contratados e aos estudantes bolsistas que integraram a equipe, além dos professores da Universidade que, em diferentes momentos, colaboraram com as ações do Cecane.
Falecimento
Carlos Magno Fernandes (1946-2026)
30/07/2026
Institucional
Pesquisadores da UFV desenvolvem catalisador inédito para transformar reagentes de forma mais limpa e eficiente
30/07/2026
Institucional
Diretora executiva do tecnoPARQ é eleita para conselho de organização científica internacional
31/07/2026
Institucional
Estudantes da UFV estão entre premiados da Competição Elon Lages Lima de Matemática
29/07/2026
Pesquisadores da UFV desenvolvem catalisador inédito para transformar reagentes de forma mais limpa e eficiente
30/07/2026
Diretora executiva do tecnoPARQ é eleita para conselho de organização científica internacional
31/07/2026
Estudantes da UFV estão entre premiados da Competição Elon Lages Lima de Matemática
29/07/2026
Estudo com participação da UFV defende proteção legal para áreas ao redor de terras indígenas na Amazônia
30/07/2026
56ª Semana do Produtor Rural supera metas de atividades e número de participantes
28/07/2026