Institucional
Campus Viçosa
12/05/2026
Nesta quinta-feira (14), às 9h, o governador de Minas Gerais, Mateus Simões de Almeida, visitará Viçosa para anunciar a liberação de recursos destinados à execução das obras do Hospital Universitário (HU). O anúncio acontecerá na sede da prefeitura.
A vinda do governador integra a agenda de transferência temporária da sede do governo de Minas Gerais para Viçosa. Nos dias 14 e 15 de maio, a estrutura administrativa do governo estará instalada na prefeitura.
Além de ser o local para o anúncio dos recursos do HU, a área das Quatro Pilastras receberá o projeto Governo Presente. Entre 9h e 17h, na quinta-feira (14), e 9h e 16h, na sexta-feira (15), a praça de serviços oferecerá atendimento gratuito para que a população possa resolver diversas pendências com o estado. Entre as ações disponíveis estarão a emissão de documentos, atualização vacinal, orientações sobre impostos, regularização de veículos e agendamento para castração de animais de estimação.
O anúncio dos recursos estaduais é resultado de uma intensa articulação iniciada pela administração da UFV em 2023. O projeto mobilizou uma ampla frente institucional, unindo os governos federal e de Minas Gerais, prefeituras de Viçosa e cidades vizinhas, além de parlamentares estaduais e federais.
O compromisso do Governo de Minas Gerais em apoiar financeiramente a construção da obra foi fundamental para que o Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU Brasil), que será a responsável pela gestão hospitalar, autorizassem o projeto. Essa união de forças já havia rendido frutos em março deste ano, quando o então ministro da Educação, Camilo Santana, visitou o campus Viçosa e assegurou R$3,5 milhões do governo federal para a elaboração do projeto do complexo de saúde, dando início à fase de execução do HU. A próxima etapa será a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a UFV, a HU Brasil e o governo do estado.
Com um custo total estimado em aproximadamente R$250 milhões para sua edificação e aquisição de equipamentos, o projeto prevê uma unidade focada em atendimentos de média e alta complexidade, equipada com 186 leitos e atendimento exclusivo via Sistema Único de Saúde (SUS).
Institucional
Prorrogado prazo para submissões de artigos à Revista Gláuks
06/08/2026
Institucional
UFV recebe Comenda Arthur Bernardes neste sábado
06/08/2026
Institucional
Nesta sexta-feira tem colação de grau no campus Viçosa e homenagem dos centros de ciências
06/08/2026
Institucional
UFV avança na criação de rede global de monitoramento de clima com nova expedição em área vulcânica na Rússia
05/08/2026
Prorrogado prazo para submissões de artigos à Revista Gláuks
06/08/2026
UFV recebe Comenda Arthur Bernardes neste sábado
06/08/2026
Nesta sexta-feira tem colação de grau no campus Viçosa e homenagem dos centros de ciências
06/08/2026
UFV avança na criação de rede global de monitoramento de clima com nova expedição em área vulcânica na Rússia
05/08/2026
Portaria define expediente do campus Viçosa no dia da Colação de Grau
04/08/2026