Institucional

Todos os campi

Professor do DEF coordena revisão da lista de espécies de fauna e flora ameaçadas em Minas Gerais

10/04/2026

Imagem de divulgação

O professor Fabiano Rodrigues de Melo, do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da UFV e coordenador do Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra (CCSS/UFV), atuará na coordenação geral da revisão da lista de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção do estado de Minas Gerais, por meio do projeto de elaboração das Listas Vermelhas. O projeto foi lançado no último dia 31 de março, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte (MG).

A iniciativa tem como objetivo identificar, classificar e atualizar o grau de ameaça das espécies presentes no território mineiro, com base em critérios técnicos reconhecidos internacionalmente, seguindo parâmetros da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O trabalho considera fatores como perda de habitat, pressão antrópica, fragmentação de ecossistemas e dinâmica populacional.

A escolha do professor foi realizada por processo licitatório, conduzido pelo governo de Minas Gerais. “Há cerca de dois anos, o consórcio vencedor, formado pela ONG Fundação Biodiversitas e pela empresa BIOCEV, havia me convidado para coordenar todo o processo, caso fossemos bem-sucedidos na licitação. Isso acabou ocorrendo e eles confirmaram meu papel no processo”, lembra Fabiano Rodrigues.

Basicamente, ele participará da realização de todas as etapas e entregas dos produtos, como todas as fichas de avaliação das espécies e um livro com a lista e com todas as informações necessárias sobre o status de conservação de cada espécie da fauna e da flora avaliada. De acordo com Fabiano Rodrigues, outros colegas, professores da UFV, também participarão como analistas ou coordenadores de grupos temáticos do projeto.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site do governo de Minas Gerais