Institucional

Todos os campi

Dez programas de pós-graduação da UFV conquistam nota máxima na avaliação da Capes e oito progridem

15/01/2026

O resultado parcial da Avaliação Quadrienal 2021–2024, divulgado nessa quarta-feira (12), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), confirma a tendência de crescimento no número de programas de pós-graduação (PPG) com notas de excelência na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Entre os 43 programas avaliados na UFV, 70% obtiveram conceitos entre 5 e 7, classificados como de excelência nacional (conceito 5) ou excelência internacional (conceitos 6 e 7), representando uma melhora em relação ao quadriênio anterior (2017-2021).

A Avaliação Quadrienal da Capes é o principal instrumento de acompanhamento e análise da qualidade dos cursos de pós-graduação, considerando critérios como proposta do programa, formação dos estudantes, produção intelectual, impacto acadêmico e inserção social, além de indicadores de internacionalização. Ela integra o processo de Permanência da Capes e é realizada em 50 áreas de avaliação. Na UFV, 43 áreas foram avaliadas neste ciclo.

Os PPG são avaliados em uma escala de conceitos que variam de 1 a 7, sendo o conceito 3 o patamar mínimo para funcionamento regular do programa; os conceitos 4 e 5 indicativos de consolidação e bom desempenho acadêmico; e os conceitos 6 e 7 atribuídos a programas considerados de excelência, com forte inserção e reconhecimento internacional.

Os resultados 

Neste último ciclo, os programas de Solos e Nutrição de Plantas e de Ciência e Tecnologia de Alimentos alcançaram a nota máxima (7), somando-se ao grupo de oito programas da UFV que já haviam obtido esse conceito no quadriênio 2017–2021 e permaneceram com a nota 7 na nova avaliação: Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Genética e Melhoramento, Medicina Veterinária, Microbiologia Agrícola, Ciência da Nutrição e Zootecnia.

Entre os PPG com nota 6, estão: Ciência Florestal, Engenharia Agrícola, e Fitotecnia, que mantiveram a nota, e juntaram-se, agora, aos programas de Bioquímica e Biotecnologia e Engenharia Civil.

Em termos gerais, ainda de acordo com a avaliação, a Universidade registrou oito progressões de conceito em relação à avaliação anterior (2017/2020):

  • Bioquímica Aplicada/ Bioquímica e Biotecnologia: 5 para 6
  • Ciência da Computação: 4 para 5
  • Ciência e Tecnologia de Alimentos: 6 para 7
  • Ciências da Saúde (mestrado profissionalizante): 4 para 5
  • Engenharia Civil: 5 para 6
  • Geografia: 3 para 4 * (curso novo)
  • Matemática: 3 para 4
  • Solos e Nutrição de Plantas: 6 para 7.

 


A análise do desempenho

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Guedes, comemora o resultado, afirmando que “o retorno a patamares máximos de programas tradicionais da Universidade, como Solos e Nutrição de Plantas e Ciência e Tecnologia de Alimentos, assim como a progressão ao patamar de excelência internacional conseguidos pela Bioquímica e Biotecnologia e Engenharia Civil permitiram à UFV alcançar o patamar de excelência internacional em 35% de seus programas de pós-graduação, o que é digno de reconhecimento”. Raul Guedes também celebra a evolução positiva de cursos criados recentemente, como o de Geografia, e esclarece que os PPG criados durante o período de 2021 a 2024, como Tecnologias Sociais e Direitos Fundamentais, Engenharia Elétrica e Comunicação e Regionalidades, ainda não passaram por avaliação quadrienal.

Para o pró-reitor, a evolução dos PPG é fruto do trabalho competente dos coordenadores dos programas, professores e da qualidade dos alunos e suas produções diversas em publicações científicas ou tecnológicas. Além disso, reflete o esforço da administração em melhorar seus processos e incentivos, fortalecer redes internacionais de pesquisa, investir na internacionalização e buscar recursos para obras e equipamentos que permitem avançar nas pesquisas e formar melhores pesquisadores.

Já para o reitor Demetrius David da Silva, o resultado da Avaliação Quadrienal da Capes reafirma o compromisso permanente da UFV com a excelência acadêmica e científica. Mesmo sendo uma universidade de médio porte e situada fora dos grandes centros urbanos, ela se sobressai por reunir um dos maiores números de programas de pós-graduação com conceitos 6 e 7, proporcionalmente. De acordo com ele, “esse desempenho é fruto da própria concepção da Universidade, estruturada sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, aliada a esforços contínuos e consistentes para manter e fortalecer a excelência da pós-graduação”, disse.

A lista completa dos cursos e as notas obtidas só serão publicadas no site da Capes em maio, após a divulgação dos resultados finais da avaliação.