Institucional

Todos os campi

Embrapa Café homenageia UFV

02/10/2025

A UFV foi homenageada durante a celebração da Embrapa Café 25+ anos, realizada nessa quarta-feira (1º). O evento aconteceu na sede da Embrapa Café, em Brasília, e a Universidade foi representada pelo reitor Demetrius David da Silva, que participou da mesa de honra e recebeu a placa e o certificado das homenagens.

Conforme destacado durante o evento, as honrarias foram concedidas pela atuação da UFV “para que a pesquisa agronômica se consolidasse como um dos mais importantes pilares da produção cafeeira e por acreditar e trabalhar pela conjugação de forças, expressas em ideias, projetos e estruturas, e, principalmente, em pessoas, o que tem impactado de forma positiva a realidade da produção dos cafés do Brasil”. Também foi ressaltada "a trajetória de parceria, dedicação e excelência científica, sobretudo no âmbito do Consórcio Pesquisa Café", que teve início em 1997 e conta com a atuação da Universidade e de diversas instituições. 

O professor Demetrius agradeceu pela homenagem recebida e dedicou a premiação a todos os pesquisadores, técnicos e estudantes da UFV, que trabalham desde a instituição do Consórcio. Ele destacou que é uma honra para a Universidade atuar em todos os temas prioritários, desenvolvendo pesquisas em áreas como: Produção integrada de café; Genética e melhoramento do cafeeiro; Banco ativo de germoplasma de café; Controle de doenças, pragas e plantas daninhas; Cafeicultura irrigada; Nutrição e fertilização do cafeeiro; Cafeicultura de montanha; Qualidade da bebida; Adaptação às mudanças climáticas; Análise econômica da cadeia produtiva do café; Microbiologia do solo; Fisiologia da produção; Agricultura de precisão, e Produção de cafés especiais com Indicação Geográfica, dentre outras.

O reitor lembrou também que a UFV hospeda a Biblioteca Virtual do Café (SBICafé), que é o repositório temático do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido pelas instituições que integram o Consórcio, e o Programa Avança Café de aceleração de start-ups, dedicado à transformação de ideias, pesquisas e tecnologias em negócios revolucionários para o setor, que já conta com 53 projetos aprovados. Ele ainda afirmou que “a Universidade continuará comprometida com os cafeicultores e com o Consórcio Pesquisa Café para promover a inovação, a sustentabilidade e a competitividade da cafeicultura brasileira”.