Institucional

Todos os campi

Reitor e ministro da Educação debatem implantação do curso de Psicologia e do Hospital Universitário

09/09/2025

A implantação do curso de Psicologia no campus Viçosa foi um dos assuntos tratados pelo reitor Demetrius David da Silva na reunião que teve com o ministro da Educação, Camilo Santana, nessa segunda-feira (9), em Brasília (DF), da qual também participaram o Secretário de Educação Superior (Sesu), Marcus Vinícius David, e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Macedo Pacobahyba. O tema já constava de um ofício encaminhado, no início de agosto, ao secretário da Sesu, em que o reitor apresentou a proposta elaborada pela comissão criada na UFV especificamente para estudar a viabilidade de implantação do curso, levando-se em conta aspectos técnicos, sociais e políticos.

Durante a reunião, que foi agendada e acompanhada pelo deputado federal Rodrigo de Castro, o reitor lembrou ao ministro que a UFV se aproxima dos 100 anos e que o último curso de graduação da instituição foi criado em 2018. Neste contexto, defendeu que a comunidade ufeviana merece contar com um novo curso em um momento tão especial, justificando também que a Psicologia é uma área em franca expansão e com alta demanda.

Também no encontro de Brasília novamente esteve em debate a criação do Hospital Universitário (HU) na UFV. O assunto já havia sido tratado com o ministro em uma reunião realizada em setembro de 2023, quando ele autorizou que representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) realizassem uma visita técnica à Universidade para conhecer a sua estrutura, a Rede de Atenção à Saúde e as estruturas hospitalares públicas de Viçosa, o que aconteceu no ano passado. Dessa vez, o ministro solicitou à Secretaria de Educação Superior que acompanhe as tratativas para a viabilização do HU vinculado à EBSERH.

Camilo Santana demonstrou, segundo o reitor, sensibilidade à criação do curso de Psicologia, no campus Viçosa. O ministro também prometeu definir um dia de sua agenda, ainda em 2025, para atender ao pedido do reitor, formalizado em ofício, de estar presente à reinauguração de duas edificações importantes para a instituição: a moradia estudantil do campus Viçosa, conhecida como “Alojamento Velho”, e a nova sede do Departamento de Tecnologia de Alimentos.