Premiação
Campus Viçosa
25/06/2025
A professora Ana Azevedo recebeu a premiação durante o Iamot
O doutorando Breno Valente Fontes Araújo e a professora Ana Cláudia Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), receberam o prêmio de melhor artigo na 34ª edição da International Association for Management of Technology Conference (Iamot). A conferência internacional aconteceu entre os dias 14 e 19 de junho de 2025, em Montreal, no Canadá.
Intitulado Strategic Orientations of Technology Transfer Offices in Emerging Economies: Implications for Early-Stage and Late-Stage Outcomes, o artigo premiado investigou como diferentes estratégias adotadas pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) influenciam os resultados da transferência de tecnologia no Brasil. O estudo demonstra que, em contextos estruturalmente restritos, como os das economias emergentes, o desempenho dos NITs depende fortemente do equilíbrio entre atividades internas, externas e mediadoras.
Com base em dados da pesquisa FORTEC de Inovação e em análise econométrica, os autores indicam que atividades internas favorecem os resultados iniciais, como comunicação de invenção, enquanto os esforços externos e mediadores são determinantes para resultados mais avançados, como acordos de licenciamento. De acordo com os pesquisadores, o trabalho traz ainda “contribuições relevantes para o desenho de políticas públicas e estratégias institucionais voltadas ao fortalecimento dos ecossistemas de inovação”.
O trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e também contou com o apoio indireto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.
Além da premiação, o PPGAdm/UFV foi representado na IAMOT 2025 pelo trabalho da doutoranda Luiza Melo Fernandes Moreira, com o artigo Role Overload, Academic Entrepreneurship and Gender: a latent profile analysis, também desenvolvido sob orientação da professora Ana Azevedo. O estudo analisou como a sobrecarga de papéis e as dinâmicas de gênero influenciam a intenção e o comportamento empreendedor de docentes universitários. Os resultados revelam perfis distintos e reforçam a necessidade de políticas institucionais mais sensíveis às desigualdades de gênero no ambiente acadêmico.
Como destaca a professora Ana Azevedo, a conquista internacional e a participação qualificada da UFV na conferência “reafirmam o compromisso da Universidade com a excelência em pesquisa e sua inserção no cenário global da gestão da inovação, do empreendedorismo acadêmico e da transferência de tecnologia”.
Serviços
Portaria do MGI antecipa comemoração do Dia do Servidor Público federal para 27 de outubro
23/10/2025
Institucional
UFV disponibiliza novas variedades de cana-de-açúcar para setor sucroenergético brasileiro
23/10/2025
Institucional
Programação do SIA termina neste final de semana com atividades para toda a comunidade
24/10/2025
Institucional
SIA recebe Caminhão do Ciência Móvel do Museu da Vida
22/10/2025
Uepe Gado de Leite é premiada em evento nacional
20/10/2025
tecnoPARQ é eleito o melhor programa de incubação de empresas do Brasil
16/10/2025
Professor é homenageado por 25 anos de serviços prestados ao Ministério da Saúde
10/10/2025
Rede Retalho de CRP lança I Prêmio Dandara de Palmares
13/10/2025
Tese defendida na UFV recebe premiação em Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
08/10/2025