Institucional

Todos os campi

Projeto da UFV em parceria com a Receita Federal desenvolve robô educacional guiado por TV-Box descaracterizada

09/06/2025

Mais um projeto da UFV cumpriu o objetivo de possibilitar a destinação social a equipamentos não homologados apreendidos pela Receita Federal do Brasil (RFB). Desta vez, o êxito foi alcançado pelo projeto Robôs Educacionais guiados por TV-Box descaracterizadas, coordenado pelo professor Alexandre Brandão, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL). Desenvolvido no Núcleo de Especialização em Robótica (NERo), o trabalho integrou o Programa Além do Horizonte, promovido pela RFB em parceria com instituições de ensino superior mineiras.

O desafio da chamada da RFB de Varginha (MG) previa o desenvolvimento de projetos que incluíssem os seguintes equipamentos apreendidos: cigarros eletrônicos e TVs box, que são aparelhos utilizados para desbloquear canais de TV por assinatura de forma irregular. As propostas foram analisadas de acordo com os seguintes critérios: Relevância Social, Sustentabilidade, Originalidade, Possibilidade de trabalho em rede, Facilidade de implantação e Nível de Maturidade Tecnológica, da sigla em inglês TRL.

No projeto coordenado pelo professor Alexandre Brandão, dispositivos eletrônicos que seriam descartados foram empregados na construção de um robô de esteira com foco em acessibilidade e funcionalidade. As baterias de lítio provenientes de cigarros eletrônicos foram adaptadas para alimentar o robô, enquanto uma TV box foi reprogramada para funcionar como interface de controle. Utilizando a conectividade Wi-Fi da TV box, foi possível estabelecer uma comunicação entre o computador do usuário e o robô, permitindo o envio de comandos direcionais — como frente, atrás, esquerda e direita.

Da esq. à dir., integrantes da equipe do projeto, composta pelos estudantes de graduação Gabriel Moura, Engenharia Mecânica; Gabriel Muniz, Engenharia Elétrica; o professor Alexandre Brandão e o engenheiro do DEL André Luís Mendes

Além da locomoção controlada, o sistema também possibilitou a captura e transmissão de imagens em tempo real, bem como a navegação autônoma com desvio de obstáculos. "Aproveitamos a capacidade da TV box de se comunicar por Wi-Fi para que ela atuasse como uma ponte entre o usuário e o robô, recebendo comandos e transmitindo dados de forma eficiente", explica o professor.

De acordo com o pesquisador, o convite para a chamada da RFB foi recebido em setembro de 2024 e, em três meses, o projeto foi desenvolvido, devidamente testado experimentalmente e qualificado para utilização em ambiente real, atingindo, assim, o nível de maturidade tecnológica TRL 8, como a RFB determinava. Todo o processo de configuração da TV box, montagem do robô e execução dos comandos pode ser conferido ainda no Youtube do NERo, possibilitando com que qualquer outra pessoa ou instituição interessada consiga reaplicar gratuitamente.

Devido à excelência no desenvolvimento do projeto, o professor Alexandre Brandão recebeu uma homenagem da RFB de Varginha, em evento realizado no dia 29 de maio. A iniciativa teve como objetivo reconhecer ações que possibilitam a transformação de mercadorias apreendidas em itens úteis à sociedade, com redução do impacto ambiental e promoção do bem-estar social.

Reitor da UFV representou o projeto no recebimento da homenagem

A perspectiva da equipe da UFV é continuar com outros projetos no NERo em parceria com Receita Federal. "Como a RFB apreende diversos equipamentos, demonstramos com esse projeto que estamos abertos aos desafios de receber mais produtos apreendidos e darmos outra finalidade útil para a sociedade", destaca Alexandre.