Institucional

Todos os campi

Pesquisa avalia presença de estudantes negros em programas de pós-graduação

26/05/2025

Estudantes negros da UFV que ingressaram em programas de pós-graduação entre 2022 e 2025 podem contribuir com o projeto Presenças negras em programas de pós-graduação: emergências e agências na ciência brasileiraPara participar, basta responder o questionário da pesquisa conduzida pelas professoras Maria Simone Euclides, Daniela Alves de Alves e Heloisa Raimunda Herneck.

O estudo tem como objetivos identificar e compreender a presença e experiência de estudantes negros inseridos em programas de pós-graduação de três universidades federais: Viçosa (UFV), Bahia (UFBA) e Brasília (UnB), entre os anos de 2022 e 2026. A pesquisa se propõe ainda a investigar as políticas de ações afirmativas, particularmente relacionadas à raça, gênero e classe, e a agência desses alunos, bem como a discutir os processos, trajetórias, desafios e estratégias que permeiam a sua permanência na universidade. Além disso, busca mapear as conquistas, produções e fazeres científicos em diversas áreas do conhecimento.

A participação no questionário da pesquisa é voluntária e sigilosa. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail projetoalteridades@ufv.br.