Institucional
Todos os campi
21/05/2025
O estudante da 3ª série do ensino médio do CAp-Coluni Davi Souza Oliveira é o único representante de Minas Gerais entre os selecionados para participar do Curso de Formação Presencial da Etapa III das Seletivas para Olimpíadas Internacionais de Química 2025. O curso é requisito obrigatório para composição das equipes que competirão nas edições 2025 da International Chemistry Olympiad (IChO) e da Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ), e acontecerá, de 26 de maio a 6 de junho, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).
Medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Química de 2024, Davi é um dos 23 classificados nessa competição que foram convocados para o curso que, ao final, terá uma prova de classificação para as olimpíadas internacionais. Ele também já havia conquistado medalha de prata na Olimpíada Mineira de Química (OMQ), em 2023. Feliz e orgulhoso de ter chegado nesta fase e de integrar este grupo seleto, o estudante do CAp-Coluni conta que pretende aproveitar o curso ao máximo e tentar fazer o melhor para se classificar para uma das olimpíadas internacionais. Contudo, “mesmo se não classificar, é uma experiência incrível só de estar lá na USP, com professores extremamente qualificados”, avalia. “Estou muito animado para essa experiência, que nunca pensei em ter. A gente se dedica para as fases das olimpíadas, mas nunca esperei estar aqui. Ter esta oportunidade é muito importante para mim, é a sensação de estar seguindo o caminho certo”.
Davi atua no desenvolvimento de um aplicativo de software com o MIT App Inventor, mantido pelo Massachusetts Institute of Technology. Este aplicativo integra o projeto de mestrado do professor de Viçosa Danilo de Sousa Araújo, que desenvolve sua dissertação no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), sob a orientação do professor do Departamento de Química Marcelo Henrique dos Santos e coorientação do ex-professor do mesmo departamento Efraim Lázaro Reis. No CAp-Coluni, Davi é orientado pelos professores Deise Morone Perigolo, coordenadora das olimpíadas de Química, Gabriel Henrique Sperandio e Adenilson Abranches Monteiro, com participação do professor Efraim, diretor técnico-científico da Associação Brasileira de Química.
Vale destacar que as olimpíadas de Química começam pela seleção dos alunos dentro do colégio, que posteriormente se submetem a provas nas olimpíadas estaduais e avançam na Olimpíada Brasileira de Química. Em Minas Gerais, a competição estadual é organizada e realizada pelo Departamento de Química da UFMG. Atualmente, o Programa Nacional de Olimpíadas de Química é promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e pelas universidades federais do Ceará (UFCE) e do Piauí (UFPI), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Conselho Federal de Química, da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados, Associação Brasileira da Indústria Química e de diversos institutos e universidades parceiras nas etapas estaduais e brasileira.
Serviços
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de novembro
28/10/2025
Premiação
Artigo produzido no âmbito da pós-graduação em Ecologia recebe prêmio da revista científica Biotropica
28/10/2025
UFV na Mídia
Professor da UFV contribui com reportagem do Fantástico sobre os impactos das mudanças climáticas nos Andes
28/10/2025
Institucional
Pós-graduações stricto sensu recebem inscrições
28/10/2025
Pós-graduações stricto sensu recebem inscrições
28/10/2025
Pesquisadores dobram número de espécies conhecidas de insetos do gênero Guaranyperla
28/10/2025
Sexta-feira é o último dia de resposta ao questionário do VIII Ciclo de Autoavaliação Institucional
24/10/2025
Artigo avalia como atividades antropogênicas alteram comunidades arbóreas do Cerrado
24/10/2025
Diagnóstico inédito, conduzido por professores da UFV, é lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
24/10/2025