Institucional
Todos os campi
13/05/2025
A série Projetos Inspiradores, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) que homenageia projetos de pesquisa pelo seu impacto positivo na sociedade, chegará ao campus Viçosa da UFV no dia 28 de maio. Às 14h, para reinaugurar o auditório da Biblioteca Central, será realizado um evento que pretende ser uma oportunidade de diálogo entre a Fapemig e a comunidade acadêmica.
De acordo com a Fapemig, os projetos da UFV homenageados promoveram avanço no controle de pragas na agricultura, inovações em ciência animal e o papel dos ambientes promotores de inovação no desenvolvimento de Minas Gerais. A apresentação deles acontecerá em formato de mesa-redonda, composta pelos professores e pesquisadores Elizabeth Pacheco Batista Fontes (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular), coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Interações Planta-Praga, e Sebastião de Campos Valadares (Departamento de Zootecnia), coordenador do INCT em Ciência Animal, e pela coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Maia.
Além da presença da diretoria executiva da Fapemig, o evento contará com a participação do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Alvaro Prata. Na ocasião, haverá o anúncio da chamada 09/2025 Bolsas especiais de Iniciação Científica e Tecnológica nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (BIC STEM).
A série Projetos Inspiradores integra a programação comemorativa dos 40 anos da Fapemig e destaca a importância da Fundação para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Seus eventos, abertos ao público, serão realizados em todas as regiões de Minas. Viçosa representará a Zona da Mata.
Na opinião do reitor Demetrius da Silva, “a Fapemig, nesses 40 anos de história, tem sido fundamental para o financiamento de projetos, bolsas e iniciativas que impactam diretamente a formação dos estudantes da UFV e a produção do conhecimento com excelência”. Já o presidente da Fundação, Carlos Arruda, ressalta a participação da Universidade Federal de Viçosa para a criação da Fapemig há quatro décadas.
Para Arruda, a instituição soube, através dos anos, acompanhar a evolução e o propósito compartilhado pela Fundação de gerar ciência, tecnologia e inovação. “Ao longo desses 40 anos, a Fapemig foi aprendendo com instituições, como a UFV, que esse é o papel da ciência e da tecnologia - gerar impacto na sociedade”. Em sua avaliação, para além de uma celebração, o evento da série Projetos Inspiradores convida a todos para a reflexão acerca do papel da ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais.
.
Institucional
Sisu 2026: UFV participa com novos cursos e completa 100 anos de ensino de qualidade
10/01/2026
Serviços
Campus Viçosa tem interrupção de energia em alguns setores na manhã desta quarta-feira
10/01/2026
Institucional
Divisão de Saúde realiza obras no Laboratório de Análises Clínicas
09/01/2026
Institucional
Estudantes em vulnerabilidade recebem auxílio-alimentação durante transição na gestão dos RUs
08/01/2026
Sisu 2026: UFV participa com novos cursos e completa 100 anos de ensino de qualidade
10/01/2026
Divisão de Saúde realiza obras no Laboratório de Análises Clínicas
09/01/2026
Estudantes em vulnerabilidade recebem auxílio-alimentação durante transição na gestão dos RUs
08/01/2026
UFV e Rede Fitossanidade Tropical lançam série técnica sobre sistemas agrícolas tropicais
08/01/2026
Universidade tem editais abertos para concursos de professores e de técnicos em engenharia
08/01/2026