Eventos
Todos os campi
24/04/2025
Uma cerimônia oficial abriu, na noite de quarta-feira (23), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, o I Espaço de Diálogo, Relações Étnico-Raciais e Políticas Públicas. O evento foi promovido pelo projeto de extensão Cultura Afro-Brasileira, coordenado pela professora Júnia Marise Matos de Sousa, do Departamento de Serviço Social da UFV.
Na solenidade de abertura, a vice-reitora Rejane Nascentes e o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, ressaltaram a importância do evento para debater a luta antirracista e a promoção da igualdade racial para a construção de uma universidade e uma cidade mais justas e inclusivas. Rejane Nascentes destacou ainda que o fato de o I Espaço de Diálogo ter sido fruto de um edital público da Capes e do Ministério da Igualdade Social é uma novidade que mostra a preocupação crescente da sociedade brasileira com o tema.
A professora Júnia Marise afirmou que o evento é um marco histórico na luta pela reafirmação da identidade e da cultura raciais. Ela chamou a atenção para a presença, na plateia, de diversos grupos organizados que militam em torno das diversas dimensões que envolvem a luta antirracista. Segundo os organizadores, mais de 500 pessoas das comunidades universitária e viçosense se inscreveram para participar dos debates, que acontecerão até esta sexta-feira (25).
A palestra on-line de abertura do evento foi do secretário de gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Igualdade Racial, Cledson Geraldo dos Santos Júnior. Antropólogo e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ele foi aluno da UFV no início dos anos 2000. Cledson iniciou a palestra lembrando que, embora na sua época de graduação ainda não existisse a Lei de Cotas, ele foi morador de alojamento no campus e bolsista, o que foi fundamental para começar sua trajetória. “Políticas públicas são fundamentais para iniciar a reparação histórica da escravidão e marginalização do povo negro no Brasil. No entanto, é preciso ir muito além e fazer com que haja políticas em todas as áreas, da saúde à segurança pública e no acesso a cargos de gestão. Enquanto houver racismo, haverá necessidade de políticas públicas para dar dignidade a um povo formador da sociedade brasileira”, disse Cledson. A íntegra da palestra, bem como a cobertura de todos os dias do I Espaço de Diálogo, Relações Étnico Raciais e Políticas Públicas, podem ser conferidas no YouTube.
Também participaram da solenidade de abertura o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto; a chefe do Departamento de Serviço Social, Mariana Costa Carvalho; o diretor-geral da Associação de Pós-Graduandos (APG), João Pedro Paixão, e o vereador professor Ildelmino.
As fotos da abertura do evento podem ser conferidas neste link.
Institucional
Pesquisadores da UFV criam curativo inteligente e biodegradável para tratamento de feridas na pele
30/04/2025
Institucional
Funarbe promove Café com Pesquisador em Florestal e Rio Paranaíba
30/04/2025
Institucional
Programa de Pós-graduação em Letras promove Aula Magna em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa
29/04/2025
Institucional
CAp-Coluni é homenageado na Câmara Municipal de Viçosa
29/04/2025