Eventos

Campus Viçosa

Grupo do Recôncavo Baiano realiza show e oficina gratuitos neste domingo

24/04/2025

Grupo com 5 homens e 3 mulheres em local gramado com muitas plantas, todos com roupas coloridas e sorrindo.

O grupo foi criado, em 2013, em Camaçari (BA)

Vivenciando Tradições é o nome da turnê do Grupo Samba Chula Filhos de Oyò, do Recôncavo Baiano, que realizará atividades no campus Viçosa e na cidade, neste domingo (27). Às 10h, na Estação Cultural Hervé Cordovil, no centro da cidade, como parte da tradicional festa de São Jorge, acontecerá a Oficina Samba de Roda e Samba Chula, com Mestre Plínio e Mestra Joseane, e Tommy Souza como contramestre convidado. Às 20h, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, será a vez do show com o Samba Chula Filhos de Oyó. Ambos os eventos serão gratuitos, de classificação livre e abertos a todo o público.

Na programação, tocadores e sambadeiras, mergulhados na tradição do samba de raiz, e mestres e contramestres da capoeira convidados, partilham seus saberes com o público. O repertório é composto por cantos que atravessam o contexto da agricultura e do Samba Tradicional do Recôncavo baiano.

O Samba Chula Filhos de Oyò foi fundado, em 2013, em Camaçari (BA), pelo mestre violeiro cantador Plínio Roberto e a mestra sambadeira Joseane Batista, inspirados pelos aprendizados com outro grande fazedor de cultura, Mestre João do Boi. Atualmente, com 12 integrantes de diferentes gerações, entre tocadores e sambadeiras, o grupo dá continuidade à cultura imaterial do samba de roda no país.

Em sua trajetória de 12 anos de dedicação ao legado da sabedoria afro-indígena brasileira, suas ações têm sido amplamente premiadas, como o Samba Tabuleiro, já em sua 4ª edição; o Samba na Praça Maria Eulina, realizado desde 2018, e o projeto Samba Chula nas Praças, que circula por Camaçari.

A turnê vivenciando tradições faz parte do Circuito Funarte de Música Pixinguinha 2023.