Institucional

Campus Viçosa

Divulgado Relatório da Etapa Final do VII Ciclo de Autoavaliação Institucional

22/04/2025

Está disponível para a comunidade o relatório da etapa final do VII Ciclo de Autoavaliação Institucional (2022-2024). Divulgado pela Comissão Própria de Avaliação da UFV (CPA), o documento já foi apresentado aos conselhos Universitário (Consu) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e enviado ao Ministério da Educação.

O relatório contém as retrospectivas da primeira da segunda etapas; análise e discussão dos resultados, acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029 e considerações finais sobre o ciclo avaliativo. 

Neste ciclo, a CPA destaca uma maior aproximação entre a avaliação interna e o planejamento institucional, favorecida pelo contexto de elaboração do PDI-UFV, em 2024. Outro aspecto indicado foi a evolução na metodologia de análise dos resultados, na qual a comissão adotou uma abordagem mais analítica, crítica e propositiva em relação às respostas institucionais, com a expectativa de motivar reflexões sobre os temas abordados e estimular a implementação de novas ações.

Com a conclusão dos trabalhos, a CPA ressalta que espera contribuir para o autoconhecimento institucional e melhorias contínuas na educação de nível superior oferecida pela instituição, a partir dos dados obtidos.

Vale lembrar que, em breve, será designada uma nova comissão, que ficará responsável por coordenar os trabalhos do VIII Ciclo de Autoavaliação pelos próximos três anos.