Institucional

Todos os campi

Tomam posse os novos diretores do CCA e CCB

04/04/2025

Pela primeira vez em quase 100 anos, a UFV tem paridade de gênero na direção dos seus quatro centro de ciências. Uma cerimônia, realizada na tarde de sexta-feira (4), marcou a posse da professora Fabiana Cristina Silveira Alves de Melo como diretora eleita do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e do professor Mário Luiz Chizzotti, reconduzido à diretoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O mandato será de quatro anos.

Com a professora Danielle Dias Sant’Anna Martins já ocupando a diretoria do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e o professor Odemir Vieira Baeta à frente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), agora são dois homens e duas mulheres nos cargos de diretoria dos centros. O fato histórico foi lembrado pelo reitor Demetrius David da Silva durante a posse, no Salão Nobre da Universidade.

Os professores João Marcos de Araújo, que deixou a direção do CCB após dois mandatos consecutivos, e Mário Luiz Chizzotti, reeleito para o cargo, ressaltaram o empenho da administração superior da UFV em valorizar o papel dos diretores dos centros de ciências, não apenas para resolver problemas, mas também no diálogo participativo para estabelecer regulamentações necessárias em todos os processos administrativos e acadêmicos.

Ao tomar posse, a professora Fabiana de Melo falou da confiança no trabalho de parceria com os colegas de diretoria e da administração, bem como do empenho em liderar o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde com responsabilidade e diálogo. “Sou uma ex-aluna desta Universidade, onde tive uma ótima formação acadêmica e aprendi os melhores valores morais. Prometo retribuir esse aprendizado com dedicação total ao meu trabalho, integrando sempre todas as instâncias que envolvem o CCB”, disse.

O trabalho cooperativo também deu o tom do discurso de posse do professor Mário Chizzotti à frente do CCA. Ele lembrou os desafios pelos quais as instituições federais de ensino superior vêm passando, com cortes de verbas e de recursos humanos, que exigem ainda mais eficiência, responsabilidade e compromisso com a universidade pública.

Ao cumprimentar os novos diretores, o reitor destacou alguns desafios trazidos pelas quedas de financiamento e reposição de vagas nas universidades e que precisam ser enfrentados pelos gestores das instituições e exigem planejamento e eficiência administrativa. Dentre eles, estão o estabelecimento de critérios para definição de obras que atendam ao maior número de demandas coletivas, a distribuição de professores e técnicos de forma mais eficiente e a avaliação de desempenho de disciplinas que melhore a qualidade do ensino e as taxas de aprovação.

Também estiveram presentes à cerimônia a vice-reitora Rejane Nascentes, pró-reitores, assessores e servidores dos centros de ciências e estudantes. As fotos do evento podem ser conferidas neste álbum.