Institucional

Campus Viçosa

Colégio de Aplicação da UFV – CAp-Coluni celebra 60 anos

27/03/2025

Na casa aberta é noite de festa (...)”. Com esses versos da canção de Chico Amaral e Flávio Henrique, sob muitos aplausos, as professoras Maria Tereza Fernandino, Amanda do Carmo e Valdenia Almeida deram o tom para a noite memorável em celebração aos 60 anos do Colégio de Aplicação da UFV – CAp-Coluni. Repleta de estudantes, professores e técnicos atuais e de tantos outros que contribuíram com a sua trajetória, a cerimônia aconteceu nessa quarta-feira (26), no auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino.

Foram relembrados momentos marcantes pelo presidente da Comissão Especial dos 60 anos, Leomar Tiradentes. O professor demonstrou que, diante de muitos desafios, está sendo escrita a história de excelência do colégio que, desde 2007, é considerado o melhor no ensino público do país, pelo desempenho dos seus estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fundado em 1965, como Colégio Universitário, que oferecia apenas a 3ª série para preparar estudantes no ingresso à Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg), “em um contexto de raro acesso da maior parte da população brasileira ao sistema educacional secundário e superior”, o Coluni passou por diversas transformações. Ocupou diferentes espaços, como o Edifício Arthur Bernardes, o Departamento de Engenharia Florestal, o Pavilhão de Aulas e o Colégio Nossa Senhora do Carmo, até que, em 1982, passou a oferecer as três séries do ensino médio e, em 1989, teve o seu prédio-sede inaugurado.

Em 2001, tornou-se Colégio de Aplicação, com o objetivo de aumentar a integração com os departamentos da UFV, principalmente, por meio dos cursos de licenciatura, sendo assim um espaço destinado também para a formação docente. Diante dos questionamentos sobre a sua função social e diversidade de pessoas atendidas, as primeiras ações afirmativas foram implementadas em 2010, com a bonificação de candidatos vindos de escolas públicas nos processos seletivos, até que, em 2021, por meio da movimentação dos próprios estudantes, houve a aprovação unânime da política de cotas raciais. “Que venham outros tantos anos, com outras conquistas, frutos da luta coletiva, que não deseja manter apenas o melhor colégio do mundo, mas que deseja um mundo melhor para todos”, destacou Leomar.

A vice-reitora Rejane Nascentes e a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, falaram sobre a honra de celebrar essas seis décadas, parabenizaram a todos pela história construída e desejaram sucesso na continuidade desse legado. A diretora do CAp-Coluni, Alessandra Gomes Mendes Tostes, ressaltou que, mais de oito mil alunos e ex-alunos tiveram suas trajetórias pessoais e familiares marcadas pelo Colégio. “É um momento de reflexão, de plantarmos novas sementes, de regar as plantas e fortalecer as árvores que nos sustentaram nos momentos difíceis, em que foi necessário nos reinventar. Precisamos cada vez mais superar o discurso de uma ilha de excelência e ampliar essa experiência para mais pessoas possíveis, estabelecendo um compromisso com a sociedade brasileira desse direito tão fundamental de educação de qualidade”.

O evento contou com a exibição de um vídeo comemorativo e homenagens a representantes da comunidade escolar que atuaram em décadas passadas. Também ocorreu a divulgação do resultado do Concurso do Logotipo dos 60 anos e premiação das estudantes Julia Vigo, Geovana Ferreira e Clara Travaglia.

Houve ainda a oficialização da doação de um acervo documental, com fotos e diferentes registros relacionados à história da escola, que dará origem ao Centro de Memória do CAp-Coluni - Professor Duarte Magalhães de Barbalho.

Todos os momentos da cerimônia podem ser conferidos no canal da UFV no YouTube. Mais fotografias do evento estão disponíveis em: flic.kr/s/aHBqjC6Ttp.

Fotos: Daniel Sotto Maior