Institucional

Todos os campi

Divulgado novo regime didático para cursos de graduação

24/03/2025

O novo regime didático para os cursos de graduação da UFV já está disponível no site da Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC). A resolução, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), é fruto de um trabalho coletivo, coordenado pela Pró-reitoria de Ensino (PRE), que recebeu sugestões de estudantes, técnicos e professores dos três campi e orientará as atividades acadêmicas da Universidade em 2025. Dentre as mudanças efetivadas está a regularização da matrícula de estudantes de graduação em disciplinas de pós-graduação.

Como lembrou a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, o Conselho Técnico de Pesquisa (CTP), ligado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, já havia simplificado, durante o segundo semestre de 2024, o acesso de estudantes de graduação em final de curso às disciplinas de pós-graduação, permitindo com que eles dessem continuidade aos estudos ao concluírem a graduação.

Diante da necessidade de atualizar o Regime Didático da Graduação para que esse tipo de matrícula fosse regulado e regularizado, a PRE abriu consulta pública para que outras sugestões fossem apresentadas pela comunidade universitária. As propostas foram analisadas tanto sob o ponto de vista técnico, pedagógico, quanto à sua pertinência, para que o documento fosse aprovado no âmbito do Conselho Técnico de Graduação e, recentemente, nas reuniões de janeiro e março do Cepe.

De acordo com a resolução, o estudante matriculado na graduação da UFV que tenha integralizado, no mínimo, 70% da carga horária total do curso poderá solicitar a matrícula em disciplinas de nível duplo de programas de pós-graduação, com a concordância da Comissão Coordenadora.

O novo regime didático também possibilita que o estudante solicite o aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente ao ingresso no curso de graduação ou durante a participação em mobilidade acadêmica, ou ainda daquelas cursadas no ensino médio técnico, sempre que houver relação com a área de conhecimento do curso em que esteja matriculado na Universidade.

O documento ainda traz novidades relacionadas à apresentação de atestados médicos para tratamentos de saúde, passando a contemplar atendimentos médico, odontológico ou referentes à realização de exame, quando assinados por profissional identificado e capacitado. Além disso, será considerado para fins de Regime Especial o afastamento das atividades didáticas de discentes para participação em ações de representação estudantil, desde que referendadas pela PRE ou Pró-reitoria de Assuntos Comunitários.

Para obter todos os detalhes do novo regime didático, que regula os direitos, deveres e a vida acadêmica na Universidade, a PRE recomenda que os professores e estudantes façam leitura atenta do documento disponível no site da SOC.