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Efeitos de estímulos sensoriais sobre percepção de consumidores são analisados em livro da Editora UFV

19/03/2025

Desenho estilizado de cérebro multicolorido de perfil direito. Sobre ele, quadrado quadriculado de linhas azuis.

Capa do livro

Tomar cerveja ouvindo música sertaneja pode deixar a bebida ainda mais amarga. Mas se o gênero musical mudar para rock clássico ou pop, os efeitos sobre o paladar do consumidor serão outros – frutado e refrescante, respectivamente. Estes são alguns dos resultados de um estudo multidisciplinar assinado por pesquisadores da UFV, entre os quais a professora Valéria Paula Rodrigues Minim, do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA). Referência no assunto, ela é organizadora e coautora do livro Análise Sensorial: Estudos com Consumidores, cuja 5ª. edição acaba de ser publicada pela Editora UFV.

Em seus 11 capítulos, são abordados desde os métodos clássicos, como os testes de preferência e aceitação, o grupo de foco e a análise de palavras, até metodologias que começam a ser cada vez mais exploradas, como o emprego de redes neurais artificiais. Um dos capítulos detalha os chamados limiares afetivos, limites após os quais os alimentos passam a ter aceitação comprometida ou serem rejeitados, por exemplo. A Metodologia dos Limiares Hedônicos (MLH), capaz de determinar essas fronteiras, foi desenvolvida e validada pelo grupo de pesquisa coordenado pela professora Valéria. “Fizemos testes com um suco de uva que trazia 9% de açúcar em sua composição. Fomos reduzindo até chegar a 6,8%, ainda havendo aceitação. Isso traz benefícios à saúde do consumidor e ao setor produtivo, que pode oferecer uma bebida mais saudável, com menos custos”, exemplifica a organizadora e coautora da publicação.

Outros temas contemporâneos são igualmente contemplados na obra, como uma investigação sobre as disfunções sensoriais causadas em pessoas acometidas pela covid-19. Além disso, há estudos de casos em diversos segmentos, como os referentes às pesquisas de mercado, trazendo interfaces entre estudos de análise sensorial propriamente dita, psicologia e marketing. Em todos os capítulos, são demonstradas as fórmulas e cálculos necessários para fundamentar as interpretações e conclusões dos pesquisadores. Mais informações sobre a 5ª. edição de Análise Sensorial: Estudos com Consumidores estão disponíveis na página da Editora.