Eventos

Todos os campi

Casa Arthur Bernardes sedia lançamento de livro sobre práticas e saberes ancestrais

20/03/2025

O Museu Casa Arthur Bernardes sediará, nesta sexta-feira (21), às 18h, o lançamento do livro Memórias, Histórias e Saberes de Benzedeiras(os), Rezadeiras(os), Raizeiras(os) e Ialorixás de Viçosa e Ponte Nova - MG, de autoria de Teresinha de Jesus Ferreira. A obra, resultado de uma pesquisa histórica e oral, investiga como os conhecimentos tradicionais são transmitidos entre gerações, destacando o papel desses agentes como promotores de saúde popular e guardiões da cultura afro-brasileira.

A pesquisa mapeou terreiros, roças de candomblé e os costumes associados a essas práticas, como as comidas de orixás e suas visões de mundo. Além disso, o livro aborda a interseção entre raça, gênero e saúde, discutindo a importância do reconhecimento desses saberes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação da "farmácia viva".

 

Sobre a autora

Teresinha de Jesus Ferreira, viçosense, é graduada em Letras e mestre em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, ambos pela UFV, onde também é servidora. Tem mais de 20 anos de experiência em Comunicação Social, tendo atuado como jornalista e produtora na TV Viçosa. É vice-presidente da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) em Viçosa e dedica-se à luta contra o racismo e em defesa das religiões de matriz africana.

O livro estará disponível na Amazon e na UICLAP, em formato e-book e impressão sob demanda.

Foto de mulher negra, cabelos longos presos com faixa branca. Ela segura um livro em frente a folhagens e flores.

.