Institucional
Todos os campi
11/03/2025
Maria da Conceição Viegas, 63 anos, caloura em Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (Licena). Ela está entre os aprovados no processo seletivo do primeiro edital da UFV para candidatos com 60 anos ou mais de idade e também entre aqueles que receberam, na manhã da última segunda-feira (10), no Salão Nobre do campus Viçosa, as boas-vindas do reitor Demetrius David da Silva e da pró-reitora de Ensino Cristiane Baquim.
Ali, sem esconder a emoção de ser, pela primeira vez, uma estudante universitária, Maria contou um pouco de sua história, que começou na zona rural do pequeno município mineiro de Conceição do Pará, e descreveu o orgulho de estar na UFV, onde sua filha caçula se formou em Física. Agradeceu ainda a iniciativa da Universidade pelo processo seletivo 60+, o qual considera uma iniciativa muito importante para a pessoa idosa, que, em sua opinião, “tem sido considerada como um lixo para ser literalmente jogada fora”.
A Maria e aos outros calouros 60+ que estiveram no Salão Nobre, o reitor desejou um tempo virtuoso na UFV e revelou sua satisfação em tê-los na instituição e em colaborar para que se sintam úteis, obtendo novos aprendizados. Ele lembrou que, além do conhecimento adquirido, os calouros 60+ também poderão ensinar com suas trajetórias de vida. A pró-reitora de Ensino destacou o momento especial vivido pela UFV. Apresentou cada um dos calouros e a eles explicou um pouco sobre o funcionamento da Universidade e de seus direitos como estudantes.
Sobre o acolhimento, Maria da Conceição Viegas deixou registrado: “Tenho e terei eterna gratidão por vocês nos acolherem; por serem, neste momento, nossos pais, nossas mães, nossos irmãos mais velhos, que vão nos conduzir neste universo. Gratidão pelo acolhimento com que estão nos recebendo e por essa mudança radical que vocês não têm ideia do que significa para o idoso”.
Também participaram da cerimônia a vice-reitora Rejane Nascentes; o pró-reitor de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques; os assessores especiais da PRE, Thiago Mendonça e Jakson Miranda Fonseca; coordenadores dos cursos dos selecionados e a professora do Departamento de Nutrição e Saúde Andréia Queiroz Ribeiro. Coordenadora do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa, ela parabenizou a UFV por contribuir para a garantia um direito fundamental, que é o acesso à educação, e, acima de tudo, acolher propósitos de vida. Também ressaltou a coragem dos calouros de seguir aprendendo, desenvolvendo, contribuindo e compartilhando. “Vocês têm uma história de vida e muito a ensinar, e o mais gratificante disso é saber que, como instituição, a gente está contribuindo para adicionar vida aos anos ganhos”. A eles desejou que tenham uma das melhores experiências e histórias de vida dentro da UFV.
Após a cerimônia, os calouros foram convidados para um almoço no Restaurante Universitário. Vale destacar que dos mais de 100 inscritos no processo seletivo 60 anos ou mais de idade, 23 foram aprovados e 18 se matricularam: 16 no campus Viçosa e dois no campus Florestal.
Institucional
Casa das Mulheres comemora 15 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal de Viçosa
11/03/2025
Serviços
Divisão de Operações de Transporte fica sem comunicação na quarta e quinta-feira
11/03/2025
Falecimento
João Bosco da Silva (1956 - 2025)
11/03/2025
Institucional
Professor da UnB ministra Aula Magna nesta quarta-feira dentro da programação do Integra Calouros que tem mais atividades no dia
11/03/2025
Casa das Mulheres comemora 15 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal de Viçosa
11/03/2025
Professor da UnB ministra Aula Magna nesta quarta-feira dentro da programação do Integra Calouros que tem mais atividades no dia
11/03/2025
Selecionados no edital UFV 60+ participam de cerimônia de acolhimento no campus Viçosa
11/03/2025
Lançado edital do Programa de Apoio à Modernização e Manutenção de Laboratórios Didáticos. Inscrições de propostas já estão abertas
10/03/2025
Cead disponibiliza página de apoio aos usuários do PVANet Moodle
10/03/2025