Institucional

Campus Viçosa

Campus Viçosa realiza colação de grau dos centros de ciências Agrárias e Exatas e Tecnológicas

22/02/2025

A UFV já realizou inúmeras colações de grau e não finge costume: vivencia tudo como se fosse a primeira vez. Afinal, cada “até logo”, dado a cada recém-formado, é único. Da perspectiva dos então formandos, sim, marcadamente é a primeira vez. E também tem contradições: a felicidade por concluir o curso divide espaço com a nostalgia das memórias dos anos da graduação. Foi com essa mistura de emoções que, na sexta-feira (21), a Universidade e os 329 formandos dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) encerraram ciclos. Na semana anterior, colaram grau os dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH).

Os recém-formados do CCA e do CCE, relaxados no fim da noite, já nas “placas dos cursos”, só esperando a queima de fogos de artifício, não pareciam os formandos ansiosos de horas atrás. Este intervalo, entre chegar, vestir a beca e ocupar o lugar na fila para entrar no Espaço Multiuso, talvez tenha sido o mais reflexivo do dia. “Foi nesse mesmo lugar que a gente fez a matrícula”, lembrou Laura Machado, que, agora, traçará trajetória na Arquitetura e Urbanismo. Bruno Caetano, que passou o último período letivo do curso de Agronomia realizando o estágio universitário em Goiás, já sentiu como é partir e retornar para a instituição: “dá saudade da UFV! A vontade é ficar aqui para sempre”.

“Será que eu vivi tudo o que tinha para viver? A ficha ainda não caiu”, disse Isadora Oliveira, como se tivesse viajado no tempo por um instante. E logo complementou: “mas o coração está tranquilo”. Assim como Laura, ela celebrou a graduação em Arquitetura e Urbanismo e falou sobre o momento, que “ficará marcado, para toda a vida”. Houve um motivo extra para isto: a poucos metros de distância estava seu irmão gêmeo, que também concluiu um curso do CCE. Henrique graduou-se em Engenharia Civil e contou que ele e Isadora sempre estiveram juntos, nos ensinos fundamental e médio e, agora, no ensino superior; em cursos diferentes, mas na mesma instituição. A partir da formatura, eles seguirão caminhos diferentes, longe um do outro, em cidades separadas. “Vai dar tudo certo!”, ele afirmou.

Os irmãos gêmeos Isadora e Henrique concluíram os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, respectivamente

 

Sessão Solene

A mistura de emoções apareceu, é claro, no discurso do orador, Gutierrez Santos (foto abaixo), do curso de Agronomia: “a gente quis tanto que chegasse esse dia e, hoje, só conseguimos pensar no quanto vamos sentir falta de tudo”. Além dele, a Sessão Solene de Colação de Grau de sexta-feira teve várias outras participações. Rafaella Rabello (foto abaixo), do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, conduziu o juramento; outros formandos participaram das entregas das placas de homenagem.

Entre os homenageados estiveram Aparecida de Souza, conhecida como “tia do doce”, e os pais da agora zootecnista Gabriele Pedrosa, Maria Aparecida e Pedro Pedrosa, que representaram os pais e responsáveis de todos os formandos. Para os estudantes que se destacaram na graduação foram entregues as medalhas Presidente Bernardes de ouro e de prata. Davi Oliveira, de Ciência da Computação, e Graziela Carmo, de Cooperativismo, receberam medalhas de ouro. Outros 15 estudantes receberam medalhas de prata.

A paraninfa, a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim (foto abaixo), afirmou que os novos profissionais “estão prontos para dar novos passos” e pediu que eles lembrem que o sucesso não é apenas individual: “é aquele que impacta positivamente a vida de outras pessoas, aquele que contribui para um mundo mais justo, mais humano e mais unido”. De maneira semelhante, o reitor Demetrius David da Silva (foto abaixo) falou de coletividade ao destacar aqueles que fizeram e fazem parte da história da UFV, reafirmando e consolidando a missão de formar e transformar a sociedade por meio da educação. “Vocês concluem essa fase importante de suas vidas tendo aprendido a partir de bons exemplos”. E fez um convite aos novos profissionais: “sejam pessoas que oferecem bons exemplos, que agem com retidão, com compromisso moral e com responsabilidade intelectual”.

A sessão solene foi acompanhada pelos familiares e amigos dos formandos, que lotaram tanto o Espaço Multiuso quanto o gramado do Centro de Vivência do campus Viçosa. A gravação da transmissão está disponível no YouTube e mais fotografias da noite estão no Flickr.