Institucional

Campus Viçosa

Comitiva de universidade italiana visita UFV para discussão de parcerias

21/02/2025

A UFV recebeu uma comitiva da Università di Torino (UniTo), da Itália, na última quinta-feira (20), para prospectar novas possibilidades de cooperação acadêmica entre as instituições. As ações serão focadas principalmente nas áreas de Química, Física, Medicina Veterinária, Medicina, Microbiologia, Agrárias, Solos e Zootecnia.

Sob a liderança da professora Cristina Prandi, participaram da comitiva italiana os pesquisadores Luisella Celi, Mariasilvia Ciola, Luca Cocolin, Massimo Masera e Claudio Forte. Eles foram recepcionados na reitoria da UFV pela vice-reitora Rejane Nascentes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Raul Guedes, o diretor de Relações Internacionais, Vladimir Diorio, e os assessores especiais da PPG, Karla Damiano e Murilo Zerbini.

No encontro, falaram sobre as perspectivas de iniciativas institucionais nas áreas de pesquisa, extensão, mobilidade e intercâmbios. Destacaram também as parcerias já consolidadas, como quatro convênios com os centros de ciências Agrárias (CCA), Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH), e departamentos de Veterinária e Tecnologia de Alimentos, além das pesquisas de dois estudantes da UFV em cotutela com a UniTo.

Os visitantes também fizeram um tour pelo campus Viçosa e conheceram as instalações do Laticínios Funarbe e do Parque Tecnológico de Viçosa. Tiveram ainda reuniões específicas nos departamentos de Física, Química, Solos e Biologia Animal, e no Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária.

O pró-reitor da PPG, Raul Guedes, afirmou que a UniTo é particularmente importante como parceira, não só pelo “renome e envergadura que possui, mas também pelo fato de liderar o consórcio Unita de universidades europeias”, no qual a UFV se associou a convite da universidade italiana. “É sempre um prazer retribuir a hospitalidade com que somos recebidos em Turim e cultivar a relação e as parcerias, que têm se mostrado frutíferas e com perspectivas cada vez mais atraentes entre as instituições”, ressaltou.

Fotos: Daniel Sotto Maior