Cultura

Campus Viçosa

Pinacoteca apresenta exposição artística Experimento Hauntológico

06/12/2024

O Museu Histórico e Pinacoteca da UFV receberão as obras dos artistas Luciana Ohira e Sergio Bonilha em Experimento Hauntológico. Com entrada gratuita, a abertura da exposição acontecerá na quarta-feira (11), às 18h, e as visitas poderão ser realizadas até fevereiro de 2025.

A proposta, selecionada no Edital 10/2023 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), é composta por três trabalhos, elaborados entre 2016 e 2023: Hipótese Volátil, Efeito Lichtenberg e Objeto Hauntológico. As obras integram a investigação dos artistas sobre a agência dos espectros, sejam eles fenômenos invisíveis, mídias analógicas, produções culturais marginalizadas ou sistemas políticos falidos.

Cartaz com foto de 16 placas de madeira organizadas em duas colunas, numa parede. Elas têm manchas pretas irregulares espalhadas pela superfície.

Experimento Hauntológico se apoia nos escritos sobre o realismo capitalista e o conceito de Assombrologia apresentados ao longo dos anos 2000 pelo filósofo e teórico cultural britânico Mark Fisher. É proposta uma experiência crítica ao presente, invocando dinâmicas e temporalidades paralelas ao ritmo acelerado do regime neoliberal, por meio de objetos, vídeos e instalações.

Hipótese Volátil é formado por um exemplar do aeromodelo F1D construído pela dupla e um vídeo que registra o seu voo pelo espaço expositivo, no qual o monitor LCD é modificado pelos artistas e posicionado no mesmo ponto em que a câmera filmou a sala, produzindo uma espécie de acontecimento fantasmagórico do aeromodelo voando no espaço vazio.

Efeito Lichtenberg pode ser pensado como uma espécie de tradutor visual de fenômenos invisíveis que configuram o espaço. A obra é composta por um conjunto de 16 placas de madeira cujas superfícies são gravadas pela corrente elétrica proveniente de diferentes terminais elétricos.

Já em Objeto Hauntológico, a dupla de artistas explora, por meio da dimensão sonora, as relações entre níveis de percepção e materialidade, gravando em um disco de vinil os padrões de suas impressões digitais. A instalação é formada por um toca-discos Sony anos 1980 e um sistema de alto-falantes subwoofer, que destacam os sons graves em sua reprodução, provocando uma sensação predominantemente tátil no público.

A exposição poderá ser visitada na Pinacoteca, localizada ao lado da agência da Caixa Econômica Federal, no campus universitário, das 8h às 11h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.

A realização é da UFV, com patrocínio das fundações Arthur Bernardes (Funarbe) e Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (Facev), e apoio do Departamento de Arquitetura, por meio do Laboratório de Modelagem Digital, e do Departamento de Informática, por meio do Machine Vision and Intelligence Laboratory.