Institucional
Campus Viçosa
26/11/2024
Como crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e econômica lidam com os meios de comunicação? Esse questionamento impulsionou a criação da Rede Mídias, Infâncias, Adolescências e Universidades (Miau), projeto interinstitucional, coordenado pelo professor Rennan Mafra, do Departamento de Comunicação Social da UFV.
A ideia do projeto surgiu a partir da dissertação desenvolvida por Rita de Cassia Cesarino, no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV, em 2019, e orientada pela professora Maria de Lourdes Mattos Barreto. A pesquisa contou com a escuta de crianças e adolescentes que frequentam as atividades na Fundação Menino Jesus, em Ponte Nova (MG), da qual Rita é diretora e Rennan desenvolve atividades. Com a constatação da alta exposição das crianças e adolescentes aos meios de comunicação na dissertação, os pesquisadores começaram a pensar em um projeto que pudesse desenvolver e trabalhar as competências midiáticas desse público e de toda comunidade envolvida.
Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio da Chamada 11/2022 – Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa, o projeto interinstitucional é vinculado ao Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações (Pólen), ao Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (Diz) e ao Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS). Participam ainda estudantes e professores dos cursos de Comunicação Social e de Enfermagem da UFV, bem como da Universidade Federal de Juiz de Fora, com envolvimento dos cursos de Psicologia e Direito do Centro Universitário de Viçosa, e de Processos Gerenciais, do Instituto Federal de Minas Gerais de Ponte Nova.
Essa rede se uniu para ações de extensão em interface com o ensino e a pesquisa, que tiveram início em outubro de 2023, por meio de três dimensões: Processos de escuta, Fortalecimento em rede e Educação Midiática. Nesse primeiro ano de atividades, já foram realizadas rodas de conversa com cerca de 120 participantes, dentre as crianças e adolescentes, seus familiares e educadores da Fundação. Como afirma Rennan, nesse processo de escuta foram “descobertas várias questões que demonstram os modos como eles consomem e se relacionam com os meios de comunicação, além de determinados desafios contemporâneos que devemos enfrentar, como bullying virtual e autoexposição de crianças”.
Paralelamente a essas escutas, têm sido mapeados instituições e atores envolvidos nas políticas públicas locais, dentre eles, o conselho tutelar e as secretarias municipais, buscando compreender “como se relacionam com a midiatização e como conseguem entender o tanto que ela afeta as crianças e adolescentes em situações de riscos e vulnerabilidades multidimensionais. Provocam, assim, discussões sobre quais protocolos essas instituições podem alterar em suas práticas para possibilitar mais inclusão a esses públicos”, indica Rennan.
Após esse processo de escuta e de encontros formativos com os educadores envolvidos, o projeto, que desenvolverá ações até outubro de 2025, entrará na fase da educação midiática, com a elaboração de oficinas destinadas a crianças e adolescentes para compreensão crítica, desenvolvimento e disseminação de produtos midiáticos no Portal da Rede Miau, previsto para ser lançado no próximo ano. “Nosso desejo é que essas crianças não só experimentem ações de educação midiática, mas produzam conteúdos a partir de suas realidades e contextos”, destaca Rennan.
Visibilidade da Rede Miau
O projeto interinstitucional da Rede Miau já tem rendido frutos. Ele foi um dos 17 selecionados, entre 496 iniciativas brasileiras, para apresentação na 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em parceria com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Para a seleção, foram mapeadas iniciativas de Educação Midiática que envolvessem ações, projetos e programas em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, feitas a partir da diversidade de vozes, conteúdos e suportes.
As iniciativas selecionadas participaram dos webinários promovidos entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, na 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, para compartilharem suas experiências, a fim de inspirar educadores pelo Brasil. Dentre os projetos escolhidos, esteve a Rede Miau, no webinário Direitos e Cidadania Digital, com outras cinco iniciativas. A participação pode ser conferida pelo link: www.youtube.com/live/GxCCDD5zINk.
As ações da Miau resultaram ainda em reportagem que pode ser conferida no site da Fapemig.
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