Institucional

Todos os campi

XIX Workshop de Visão Computacional discute tecnologia, inovação e desafios futuros

13/11/2024

A UFV-Rio Paranaíba sediou, na última semana, a 19ª edição do Workshop de Visão Computacional (WVC'2024), organizado em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia. Trata-se de um dos principais eventos científicos em visão computacional do Brasil que, anualmente, reúne especialistas e pesquisadores para discutir os avanços e desafios na área. Desde sua criação, em 2005, ele vem sendo realizado em diferentes instituições. Este ano, foi a vez do campus Rio Paranaíba (CRP).

Fachada de um prédio verde claro de 2 andares. Centenas de pessoas estão de pé em frente à entrada e também em uma varanda no segundo andar. Na mesma varanda, há uma faixa onde se lê: Sejam bem-vindos! Welcome! WVC 2024. O evento incluiu palestras com especialistas, minicursos e mesas-redondas sobre temas emergentes, além de sessões de apresentação de trabalhos completos, nos formatos oral e em pôsteres. Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento em uma edição especial na Revista de Informática Teórica e Aplicada (Rita), ampliando a disseminação do conhecimento gerado. Neste ano, o WVC recebeu um número recorde de submissão de artigos e congressistas das cinco regiões do país.

Parede branca de um auditório, onde um homem de traços asiáticos, óculos corretivos e fones de ouvido está sendo projetado. À esquerda da foto, um homem jovem está atrás de um púlpito de madeira com o brasão da UFV; ele segura um microfone em frente ao rosto. Dentre os palestrantes estiveram Roger Chen, da Universidade do Havaí, cujas pesquisas focam em cidades inteligentes e serviços de mobilidade, e Moacir Ponti, especialista em Ciência de Dados e professor da Universidade de São Paulo (USP), que se dedica ao desenvolvimento de métodos baseados em visão computacional.

Um dos destaques foi a realização do Hackathon Pix Force, no qual os participantes desenvolveram protótipos de soluções para identificar automaticamente as equipes de jogadores em transmissões de eventos desportivos. A equipe vencedora foi premiada com um estágio na Pix Force, proporcionando uma experiência prática e inovadora.

Sobre uma mesa com toalha branca e flores marrons, há um notebook com a tela desmontada, com os componentes internos à mostra. Ao lado dele, um pequeno robô montado com carcaças de mouses no lugar dos pés, estabilizador de voltagem no lugar do corpo e tomadas no lugar dos braços. Neste ano, o Workshop de Sistemas de Informação (WSIS), evento anual do curso de graduação em Sistemas de Informação da UFV, foi um evento satélite do WVC e contou com uma série de atividades, como a publicação e apresentação de trabalhos científicos, a exposição Computação Verde: Novos Olhares sobre o lixo eletrônico e um painel do projeto Meninas++, intitulado Profissão versus Universidade: os desafios.

Segundo o coordenador do WVC'2024, professor João Fernando Mari, a organização de um evento do porte do WVC é sempre um grande desafio e a comissão organizadora abraçou essa tarefa com muito empenho e dedicação. O resultado final foi extremamente gratificante e o evento foi um sucesso, recebendo um grande número de trabalhos de alta qualidade, enviados por autores de todo o Brasil. “Ficamos muito satisfeitos em acolher participantes de todas as regiões do país em nossa instituição para discutir temas importantes na área de Visão Computacional. Tivemos o privilégio de contar com grandes nomes da área, que nos prestigiaram com excelentes palestras, minicursos e uma mesa-redonda que trouxe discussões sobre tópicos de grande relevância".

Vale destacar que a visão computacional, área que tem crescido vertiginosamente com o desenvolvimento de câmeras avançadas, smartphones e técnicas de inteligência artificial e deep learning, é considerada estratégica para setores, como entretenimento, segurança, produção industrial, agricultura e medicina. O evento teve o patrocínio da Fapemig, Funarbe e da empresa PixForce, e o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).