Institucional

Todos os campi

Novembro Azul: Divisão de Saúde reforça a importância de cuidados e prevenção ao câncer de próstata

11/11/2024

Divulgação

Durante o mês de novembro, a Divisão de Saúde (DSA) reforça a necessidade de os homens refletirem sobre a importância dos cuidados com a saúde, em especial, a prevenção ao câncer de próstata. Este é um momento não apenas para conscientizar sobre a doença, mas também incentivar a atenção integral à saúde masculina, incluindo consultas regulares, exames de rotina e atitudes que promovam bem-estar e qualidade de vida.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), depois do câncer de pele, o de próstata é o mais comum entre homens no Brasil. Os principais fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar, sobrepeso e obesidade.

Quando procurar atendimento?

Especialistas indicam que a avaliação médica para o diagnóstico precoce do câncer de próstata deve ser individualizada. Homens com 50 anos ou mais, mesmo sem sintomas, são incentivados a procurar um urologista para discutir sobre o risco de câncer de próstata. Já homens com histórico familiar da doença, idade acima de 45 anos ou pertencentes a grupos de risco, como homens negros, devem antecipar a consulta para realizar uma avaliação ainda mais precisa.

Sinais de Alerta

A DSA destaca sinais que podem indicar alterações na próstata, tanto benignas quanto malignas, como: dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, jato de urina enfraquecido e a necessidade de urinar com frequência, especialmente durante a noite.

Manter uma rotina de hábitos saudáveis, realizar consultas regulares e fazer exames preventivos são passos essenciais para a detecção precoce de doenças, aumentando as chances de um tratamento eficaz.