Institucional
Todos os campi
07/11/2024
A prevenção ao suicídio, assim como a atenção aos sinais de alerta e formas de intervenção, são discussões urgentes e necessárias em nossa sociedade. Aproximando-se desse debate, o II Congresso de Saúde Mental da UFV teve início na noite desta quarta-feira (6), com a finalidade de promover uma atualização científica sobre o assunto, trazendo novas pesquisas, descobertas e avanços.
Em concordância com esses objetivos, a palestra de abertura Prevenção do suicídio: sinais de alerta e prevenção foi ministrada pela psicoterapeuta familiar Antônia Simone Gomes, especialista em autolesão e prevenção e posvenção do suicídio. Ela apresentou dados alarmantes do Brasil e do mundo que evidenciam a urgência de se debater o tema e desenvolver estratégias de prevenção ao suicídio. Destacou ainda a necessidade de se atentar aos sinais de alerta e a importância do cuidado e atenção ao lidar com o sofrimento alheio.
A pesquisadora também abordou fatores de proteção e intervenção, bem como a necessidade de se desenvolver programas e práticas que diminuam os riscos de suicídio. Como exemplo, destacou o papel fundamental da Comissão de Saúde Mental da UFV na criação de ações que ajudam a promover o bem-estar e o fortalecimento das redes de apoio da comunidade, com iniciativas que permitem o acesso ao lazer, esporte, cultura e saúde física e mental.
A vice-reitora e presidente da Comissão de Saúde Mental da Universidade, Rejane Nascentes, participou da mesa de abertura do evento que, segundo ela, tem por objetivo ser um espaço para que a comunidade acadêmica sinta-se mais segura e disposta a falar sobre saúde mental, “tema que ainda sofre muitos estigmas”. Em sua avaliação, “o Congresso é uma iniciativa que fortalece a UFV como instituição de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, e reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento humano e social”.
Também participaram da mesa a coordenadora do Congresso, Leila Aparecida de Souza; o representante da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas Pedro Paulo do Prado, e o pró-reitor de Assuntos Comunitários Bruno David Henriques. Esse último reforçou o compromisso da UFV na integração entre os órgãos de saúde mental da instituição e a rede de saúde de Viçosa.
A expectativa da coordenadora do Congresso é que o evento promova uma sensibilização para o cuidado e autocuidado da saúde mental, ajude na desestigmatização do tema e na promoção de um ambiente saudável para o estudo e trabalho, além da formação e capacitação de profissionais.
Com o tema Promoção da Saúde Mental e Qualidade de Vida, o Congresso acontece, até esta sexta-feira (8), no auditório do Departamento de Engenharia Florestal do campus Viçosa. Cerca de 400 inscritos, entre profissionais, pesquisadores e especialistas da área, participam da programação, que inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos.
O evento, realizado pela Comissão Permanente de Atenção à Saúde Mental e Pró-reitoria de Assuntos Comunitários, está sendo transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da UFV. Mais informações estão disponíveis no site.
Texto: Êmily Reis e Samara Ramos - bolsistas
Fotos: Daniel Sotto Maior
Institucional
CAp-Coluni tem nova diretora
05/12/2024
Institucional
Meio ambiente é tema da nova edição da Revista PH Rolfs
05/12/2024
Institucional
Pesquisa quer conhecer fatores que contribuem para uso de IA Generativa no setor público
05/12/2024
Institucional
Cantata de Natal acontece neste fim de semana
05/12/2024
CAp-Coluni tem nova diretora
05/12/2024
Meio ambiente é tema da nova edição da Revista PH Rolfs
05/12/2024
Pesquisa quer conhecer fatores que contribuem para uso de IA Generativa no setor público
05/12/2024
Cantata de Natal acontece neste fim de semana
05/12/2024
Centreinar agora é um Núcleo da UFV
05/12/2024