Institucional

Campus Viçosa

Feira de Ciências reúne estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas de Viçosa e região

07/11/2024


Crianças dentro de uma redoma de lona preta, vistas de costas. Elas observam uma imagem da Terra projetada na parede. Em baixo, logo da UFV.  Cerca de 300 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas de Viçosa e cidades da região estiveram no campus Viçosa para a 4ª edição da Feira de Ciências, organizada pelo Departamento de Física (DPF). Acompanhados por seus professores, eles participaram da abertura do evento e da mostra científica, que contou com apresentação de mais de cem trabalhos, no Espaço Multiuso. Puderam ainda conhecer o Planetário Móvel UAI, uma das atrações mais aguardadas, que recebeu mais de 1.200 visitantes.

Auditório de cortinas marrom claro e cadeiras pretas quase totalmente ocupado por crianças e jovens. Para a professora do ensino fundamental I Auxiliadora da Silva Trindade, participar da feira é uma “experiência formidável e enriquecedora”. Ela, que acompanhou seus alunos das escolas municipais Pedro Gomide Filho, de Viçosa, e Arnaldo Dias de Andrade Filho, de Cajuri (MG), afirmou que a iniciativa instiga as crianças a terem contato desde cedo “com uma universidade tão maravilhosa como a UFV”.

Ao centro, um violão repousa sobre uma mesa branca, com uma estrutura feita com canos de PVC montada sobre ele. À direita da mesa, um rapaz realiza um experimento com essa estrutura; à esquerda, uma moça e um menino acompanham a explicação. Os estudantes concordam que a oportunidade de estar na UFV é estimulante. Ana Beatriz Godinho, do 2º ano do Colégio Cener, de Ervália (MG), participa pela terceira vez do evento e destacou: “Sou apaixonada por esta Universidade e toda vez que venho na Feira fico deslumbrada”. Nesta edição, ela estava empolgada para apresentar o projeto de um carrinho de fórmula 1 e aprender com os outros trabalhos da mostra científica.

A satisfação de receber os estudantes e contribuir com a formação deles foi destacada na abertura do evento pelo chefe do Departamento de Física, Joaquim Mendes; pela diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Danielle Dias Martins; e pelo assessor da Pró-reitoria de Ensino, Jackson Fonseca.

Homem branco, ligeiramente calvo, barba e bigodes por fazer e camisa roxo claro fala ao microfone, sentado a uma mesa marrom. O dedo indicador de sua mão esquerda está apontando para cima. Como lembrou o coordenador da Feira de Ciências e professor do DPF, Leonarde Rodrigues, o projeto teve início em 2021, de maneira remota, financiada por edital do CNPq, e, desde então, só cresceu. Tanto é que nesta edição precisou ser transferido para um espaço maior com o intuito de receber melhor o público. Uma outra novidade desta edição foi a integração com o campus Florestal, que realizou a Feira de Ciências no último mês, a partir de uma participação dos campi em uma chamada do CNPq de abrangência intermunicipal.

5 pessoas estão sentadas a uma longa mesa de madeira, sendo 4 homens e uma mulher, que está no centro. Ao lado direito dela, um homem magro, branco ligeiramente grisalho e de terno preto segura um microfone em frente ao rosto enquanto sorri. Atrás deles, há uma projeção com as logos dos apoiadores do evento. Também presente na abertura, o reitor Demetrius David da Silva parabenizou a todos os envolvidos com a organização da Feira e aos professores que trouxeram seus alunos. Ele destacou que, com o evento, "a UFV, universidade extremamente inclusiva, abre um mundo novo de possibilidades para cada criança e adolescente participante”.

Premiação

No encerramento do evento foram premiados os seguinte trabalhos apresentados na Mostra Científica:

Categoria Fundamental A (1º ao 5º ano)

1º Lugar - Bateria de Latinha - Colégio Cener

Estudantes (4º ano): Gulia Lucas Couto; Ana Luiza Caetano Gonzaga

Orientadora: Ana Claudia Fernandes
 

Categoria Fundamental B (6º ao 9º ano)

1º Lugar - Água Energizada - Colégio Cener

Estudantes (8º ano): Davi Leonardo Castro; Pedro Henrique Lima Rosado; José Henrique Silva Rocha

Orientador: Arieli Rodrigues Ribeiro

2º Lugar - Guindaste Hidráulico - Colégio Cener

Estudantes (6º ano): Larissa Cardoso; Sarah Paccelli de Lima Castro

Orientador: Arieli Rodrigues Ribeiro

3º Lugar - Vitrola Original e Vitrola de Papelão - Colégio Cener

Estudantes (8º ano): Raul Marques Silva Pereira

Orientador: Arieli Rodrigues Ribeiro
 

Categoria Ensino Médio (1º ao 3º ano)

1º Lugar - O açafrão e o gengibre têm potencial larvicida contra o Aedes aegypti? - Escola Estadual Professor Samuel João de Deus

Estudantes (2º ano): Pedro da Silva Valente; Ryan do Carmo Cândido; Tais Vieira Gonçalves

Orientador: Henrique Barbosa da Silva

2º Lugar - Robô ARNOLD - Escola Estadual Effie Rolfs

Estudantes (1º ano): Lucas do Vale Hermenegildo; Júlia Guimarães Rafael

Orientador: Gregori Alexandre Gordiano

3º Lugar - Reutilização de materiais eletrônicos descartados na produção de tecnologias alternativas - Escola Estadual Effie Rolfs

Estudantes (2º ano): Júlio César Soares

Orientador: Aloizio Costa Ferreira

Todos os detalhes podem ser conferidos no Instagram e no site da Feira de Ciências.