Institucional

Todos os campi

Incubadora do tecnoPARQ é a primeira a conquistar a certificação do Cerne 4 em Minas Gerais

29/10/2024

Edifício baixo verde, com uma grande varanda cuja cobertura é sustentada por hastes e pilares metálicos brancos.

O tecnoPARQ é um ambiente de empreendedorismo e inovação

A incubadora de empresas de base tecnológica do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) acaba de se tornar a primeira de Minas Gerais a conquistar a certificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos-Cerne 4. Esse é o nível mais alto do modelo de gestão de incubadoras desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sebrae. A conquista, obtida no dia 25 de outubro, é fruto de uma trajetória sólida, com certificações anteriores nos Cernes 1 (2019) e 2 (2022), colocando a incubadora do tecnoPARQ entre as 10 brasileiras com esta certificação.

O Modelo Cerne é estruturado em quatro níveis de maturidade: Cerne 1, 2, 3 e 4. Cada nível tem um foco específico, abrangendo desde a geração de negócios inovadores e a sustentabilidade financeira das incubadoras até estratégias de internacionalização.

A adoção do Cerne permite que as incubadoras desenvolvam processos mais eficientes, ampliando sua capacidade de gerar empresas de sucesso e fortalecendo seu impacto no ecossistema de inovação. Entre os benefícios proporcionados pela certificação estão redução da variabilidade, aumento na quantidade e qualidade dos empreendimentos e melhoria na transparência e padronização dos processos.

Mais informações podem ser obtidas na página do tecnoPARQ.