Todos os campi

Professor é premiado em Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira por pesquisa inovadora no combate ao câncer gástrico

23/10/2024

João Gilberto segura seu certificado posando para a foto em frente a um painel  com o texto quinto C B C TEM.

O professor João Gilberto Meza Ucella Filho, do DEF, recebe o prêmio, durante o VI Congresso

O trabalho intitulado Extrato rico em taninos da casca de Mimosa tenuiflora pode atuar no combate ao câncer gástrico, de autoria do professor e pesquisador João Gilberto Meza Ucella Filho, do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da UFV, foi premiado no VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CBCTEM), realizado em Pelotas (RS), entre os dias 16 e 18 de outubro. O estudo foi desenvolvido em parceria com os pesquisadores Jessica Raquel Borges Monteiro, Mario Sérgio Lorenço, Matheus Fernandes de Carvalho Reis, Rodrigo Rezende Kitagawa e Fábio Akira Mori, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O objetivo da pesquisa foi avaliar o potencial bioativo do extrato rico em taninos da casca de Mimosa tenuiflora, uma espécie nativa do bioma Caatinga, com foco no tratamento do câncer gástrico. Os resultados mostraram que o extrato apresentou uma alta concentração de taninos condensados, além de compostos químicos de interesse para a indústria farmacêutica, como ácido gálico e catequina. Adicionalmente, foi observado que o extrato demonstrou atividade antitumoral significativa em células de adenocarcinoma gástrico humano (AGS), com um índice de seletividade superior aos medicamentos convencionais, apresentando menor toxicidade às células normais.

3 homens e duas mulheres de pé posam para a foto olhando na nossa direção. Todos usam crachás. Professores comemoram a escolha da UFV como sede da VII CBCTEM, em 2026, fazendo parte das comemorações dos 100 anos da Universidade

Durante o evento em Pelotas, os professores do DEF Vinicius Resende de Castro, Angélica de Cássia Oliveira Carneiro e João Gilberto Filho, acompanhados por 25 alunos da graduação em Engenharia Florestal e do Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal (PPGCF), apresentaram a candidatura da UFV para sediar o VII CBCTEM em 2026. A Universidade foi escolhida por unanimidade. O evento fará parte das comemorações do centenário da UFV.

Vale destacar que o CBCTEM é o principal evento do setor de tecnologia da madeira no Brasil, reunindo alunos, professores e pesquisadores da área para discutir temas relevantes por meio de palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. Realizado a cada dois anos, ele é organizado por uma instituição de ensino ou pesquisa que tenha conceituada atuação na tecnologia da madeira, como é o caso da UFV. O setor de Tecnologia da Madeira do DEF é um dos mais tradicionais do Brasil, sendo responsável pela formação de docentes e pesquisadores que atuam em diversas instituições de ensino, órgãos de pesquisa e empresas privadas. A realização do CBCTEM em 2026 reforçará ainda mais a relevância do setor nos âmbitos nacional e internacional.