Todos os campi

Projeto do Departamento de Administração ganha prêmio Angrad 2024

18/10/2024

Os alunos da disciplina são divididos em equipes para resolver problemas reais de empresas

A UFV está entre as agraciadas com o prêmio Angrad 2024, promovido pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – que dá nome à premiação. O reconhecimento foi para o projeto Startup Day UFV, coordenado pelo professor Alan Ferreira de Freitas, do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD). O projeto propõe a utilização de metodologias ativas e da gamificação em disciplinas de empreendedorismo e correlatas. Na avaliação dos organizadores do Angrad 2024, o Startup Day UFV se destacou “pelo uso da gamificação para promover o empreendedorismo entre os alunos e estreitar a conexão com o ecossistema de inovação”.

Para o professor Alan, o prêmio é o reconhecimento de um esforço significativo: “embora o ensino seja a base da nossa atuação como docentes, muitas vezes, o foco está em outras áreas igualmente importantes, como a pesquisa e a produção acadêmica. Esse prêmio representa um incentivo para que continuemos investindo em inovações pedagógicas, aprimorando o aprendizado em sala de aula. É também uma oportunidade de ver o impacto positivo que nossas práticas podem ter na vida dos estudantes, o que torna essa trajetória ainda mais gratificante".

O prêmio Angrad é concedido anualmente e tem por objetivo reconhecer as Instituições de Ensino Superior (IES), coordenadores, docentes e discentes que têm inovado no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Administração. A cerimônia de premiação aconteceu, neste sábado (19), durante o 35º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP).

O projeto

De acordo com o professor, o Startup Day UFV compõe uma estratégia didático-pedagógica para tornar mais dinâmico e ativo o processo de ensino, despertando mais interesse e motivação nos estudantes de Administração e de outros cursos de graduação. Além disso, garante maior integração entre a universidade e a sala de aula com os microempreendedores locais, os atores do Ecossistema de Inovação e a Casa do Empresário.

Equipe da disciplina recebendo prêmio de empresa de Viçosa. O pofessor Alan é o primiero à esquerda

A ideia surgiu em 2018, quando o professor da UFV (o primeiro à esquerda na foto acima) foi selecionado para participar do programa Startup Universitário, uma das ações do programa Minas Digital do governo de Minas Gerais, cujo objetivo era gerar cultura empreendedora para docentes de graduação e pós-graduação das universidades mineiras. O programa foi encerrado, mas a ideia continuou.

Foi também em 2018 que um diagnóstico de disciplinas de empreendedorismo e correlatas na UFV revelou que a maioria delas apresentava como projeto final a criação e ou desenvolvimento de uma ideia de negócio. Apesar disso, segundo Alan, os professores relatavam que os estudantes não eram muito engajados na realização da atividade. "Em uma geração de jovens que recebe e envia informações o tempo todo, que está hiperconectada e recebendo grandes estímulos oriundos de sua conexão tecnológica, é de se esperar que muitas aulas sejam consideradas desinteressantes. Sem interesse e sem motivação, o processo de aprendizagem é comprometido”.

A metodologia do Startup Day UFV foi adotada em duas disciplinas de empreendedorismo do DAD: ADM 290 – Administração e Empreendedorismo, disponível exclusivamente para estudantes de graduação em Administração, e ADM 392 – Empreendedorismo, ofertada como optativa para diversos outros cursos.

A dinâmica de gamificação instaurada com o projeto começa no início do semestre, com uma reunião com os professores das disciplinas, o envolvimento dos estudantes no percurso empreendedor do semestre letivo e termina com um demoday ao final do semestre. Nele, ao apresentarem suas ideias de negócios para uma banca de investidores, os alunos concorrem a prêmios patrocinados por empresários de Viçosa.

De acordo com Alan, a mudança no comportamento dos estudantes é nítida. Há resultados tangíveis que são a qualidade dos trabalhos entregues, a dedicação e o empenho na realização das atividades. Também pode-se observar maior engajamento dos estudantes e melhor resultado qualitativo das ideias de negócios apresentadas. Um resultado de destaque, por exemplo, se deu no XV Inovar-Seminário sobre Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento, que ocorreu nesta semana, no campus Viçosa. No concurso de ideias de negócio do evento, dois dos três premiados participaram da disciplina.