Todos os campi

UFV promove seminário sobre uso da Inteligência Artificial em atividades acadêmicas

14/10/2024

A Inteligência Artificial (IA) já faz parte da rotina de todos. Tendo em vista o crescimento da disponibilidade de ferramentas que se baseiam em IA, a Pró-reitoria de Ensino (PRE) constituiu uma comissão para organizar a discussão no âmbito das atividades acadêmicas. A primeira iniciativa dessa comissão será a realização de um evento para a comunidade universitária conhecer mais sobre a IA, entender suas potencialidades e desafios, e discutir sobre a utilização das diferentes ferramentas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O seminário O uso da Inteligência Artificial nas atividades acadêmicas da UFV será realizado no dia 13 de novembro, das 14h às 16h30, no auditório da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), no campus Viçosa, com transmissão simultânea pelo canal do programa UFV em Formação no YouTube.

A programação do evento contará com uma mesa-redonda coordenada pelo professor Leonardo Bonato Felix, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV, e com a participação do palestrante Jhonatan de Souza Oliveira, ex-aluno da UFV e CTO (Chief Technology Officer) da Talawa.ai.

O Seminário marca o início de um debate ampliado que terá continuidade com Grupos de Trabalho (GTs) que discutirão, nos próximos meses, as diferentes facetas do uso da IA no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Vale lembrar que a UFV ainda não tem normativas sobre o uso das ferramentas de IA nas atividades acadêmicas. As discussões fomentadas neste evento, e a partir dele, guiarão os encaminhamentos e propostas relativas ao assunto. Outro evento está previsto para o próximo ano, visando à socialização das discussões e propostas dos GTs.

A participação no Seminário é aberta aos estudantes, servidores docentes e técnicos da Universidade. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.